A CHAVE


Ontem, em consulta, uma paciente disse-me: "...Que quer, tenho medos... Não sou corajosa...". Tive de lhe explicar algo que a vida, entre sucessos e fracassos, me tem ensinado: ter coragem não é a mesma coisa que não ter medo. Ter coragem é ter medo, mas mesmo assim arriscar. Ter coragem é atravessar o oceano e não ter certeza se do outro lado existe terra, mas mesmo assim avançar.
Mais, não nos podemos agarrar só às esperanças, evitando dar "saltos de fé" mais arrojados e potencialmente mais frutuosos...Temos de Viver. Arriscar! A felicidade é algo pelo qual temos de lutar e procurar...E nada mais útil ao homem do que o próprio homem. Pois na vida tudo pode acontecer, e sobretudo pode não acontecer absolutamente nada, tudo depende de nós enquanto realizadores (e atores) do filme da nossa vida.
Um arrojado fim-de-semana!

By Liliana Fernandes

PENSAMENTOS SOLTOS| OS PERIGOS DA IMAGINAÇÃO

Uma certa dose de preocupação é benéfica ao ser humano. Como diria o poeta: "Na medida certa. Nem demais e nem de menos."
É inegável que as pessoas têm desassossegos sobre muitas coisas. Eu tenho! Há quem se preocupe, legitimamente, com questões de dinheiro e segurança familiar, questões de saúde, relacionamentos pessoais, profissionais, etc. 
Porém, existe uma outra categoria de preocupações que além de não ajudarem em nada são até perigosas para a nossa saúde... Estou a referir-me àquele tipo de preocupações criadas pela nossa imaginação…
Se não “exorcizarmos esses fantasmas” que residem em nós, eles acabam por nos bloquear e impedir-nos de avançar...
Aviso de amiga: "eles são péssimos conselheiros!"…
Qual a ironia da situação? A ironia é que ficamos à mercê de algo que fomos nós que arquitetamos na nossa  própria mente.

Afinal de contas, somos fruto da nossa imaginação, não é verdade?! 

By Liliana Fernandes

PENSAMENTOS SOLTOS

Só antecipando os problemas os conseguimos evitar...

[Definir o (potencial) problema, estabelecer um plano, identificar alternativas, avaliar-se a si mesmo, investigar resultados, eliminar alternativas e fixar a ação.]

Uma linda semana
By Liliana Fernandes

FRASE DO DIA| "VOCÊ BAGUNÇOU ATÉ O QUE HAVIA DE MAIS ORGANIZADO EM MIM."

Quis o acaso que viesses bater à minha porta.
Não costumo fazê-lo sem convidar, mas deixei-te entrar…
Foi então que:
O teu olhar desarrumou o meu mundo;
O teu pensar desorientou o meu rumo;
O teu ser acordou o meu ser.

Sinto-me a flutuar no caos.
Sim, eu.
A esposa da razão.
A amante do silêncio.
A amiga da solidão.
Eu que sempre gostei de conduzir.
O carro. O ritmo. A ordem. O destino.

Apareceste e tomaste de assalto o meu refúgio.
Há quanto tempo não sei precisar.
Pois nem dele tenho mais noção.
Só sei…
Só sei que tudo em ti é original demais, que a tua alma é delicada, intensa e infinita.
E que agora te quero.
E que agora te necessito.
Estarei eu a amar?
Não sei, mas convido-te a ficar!
By Liliana Fernandes 


Beijinho e Bom fim-de-semana...
Ah! Desfrutem dos prazeres do imprevisível  

DESESTRESSAR

A prática de trabalhos manuais é, muitas vezes, recomendada por médicos e terapeutas porque ajuda a aliviar as tensões do dia-a-dia e distrai a mente. Os benefícios, desta prática, são rapidamente percebidos e, inclusivamente, tem vindo a ser comprovados cientificamente. E o melhor: não é preciso ter habilidades especiais. Basta vontade e paciência. 
No entanto, os benefícios só existem quando a prática de trabalhos manuais proporciona prazer e não é uma obrigação.

Confesso que a mim, volta e meia, apetece-me!
E, numa tarde chuvosa, deu-me para isto: dar um visual dálmata à minha máquina de lavar roupa.
As bolas foram feitas em papel de vinil.
Fotografia| Butterflies & Hurricanes

HÁ DIAS ASSIM...

Dias que não se esquecem...
E eu mantenho vivo esse dia, essa tarde, essa noite,…essa dor.
Inspirada pelo meu amor, procuro (preciso) colocar um doce perfume nas memórias, nessas memórias. Caso contrário, é demasiado pesado...

Um dia Perfumado
Liliana Fernandes 

PENSAMENTOS SOLTOS

Só a loucura parece permitir que seja dita toda a verdade...

Bom dia loucura!
Liliana Fernandes 

ENTREVISTA PARA O "SALA DE PROJEÇÃO", DA ESJL

Há alguns dias, eu e a Mafalda fomos contactadas pela jornalista Joana Sales, membro da equipa do programa cultural Sala de Projecao, da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, perguntando-nos se estaríamos interessadas em dar um entrevista sobre o nosso projeto Agenda Heartless... Adoramos o convite e o resultado pode ser visto e lido no seguinte link: 

"Organização, ilustração e psicologia. É tudo isto que se junta na Agenda Heartless, um projecto de Mafalda Gomes e Liliana Fernandes. Se ainda não conheces, fica a saber mais aqui: http://bit.ly/1bDpSIV"


Obrigada Joana Sales!

TEORIA DO CAOS E O ACONSELHAMENTO DE CARREIRA

Como já tive a possibilidade de dizer por aqui, existe um conceito que me fascina, conceito que era usado pelos gregos como sinónimo de fenda ou espaço infinito: refiro-me ao conceito de "Caos". Simpatizo com a palavra! Mas é muito mais do que isso. Gosto de pensar que a ideia de caos nos remete para a natural instabilidade e imprevisibilidade do mundo (e de nós mesmos)… Assumo, sou simpatizante da teoria do caos!

A Teoria do Caos (Butterflies & Hurricanes) teve a sua origem nos estudos de Eduard Lorenz (1963), um meteorologista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), sobre previsões climáticas. Através da simulação do computador e usando apenas as variáveis: temperatura, pressão atmosférica e velocidade dos ventos, Edward Lorenz verificou que pequenas modificações ou variações nas condições iniciais puderam provocar alterações drásticas nas condições futuras do tempo. Por exemplo, o bater de asas de uma Borboleta no Brasil poderia causar um tornado no Texas (Lorenz, 1972).

Há padrões e regularidade por detrás do comportamento aleatório dos sistemas físicos mais complexos, como a atmosfera ou o mar. E pequenas causas podem provocar grandes efeitos, independentes do espaço e do tempo, permitindo que as pessoas passem a ver ordem e padrão onde antes só se observava a aleatoriedade, a irregularidade e a impressibilidade. Podemos assim dizer que a realidade tem uma irregularidade regular, uma imprevisibilidade previsível, uma desordem ordenada.

Já ouviram falar da aplicação da Teoria do Caos ao desenvolvimento da Carreira? Pois é, na atualidade, o grande desafio para nós, Psicólogos de Orientação e Desenvolvimento da Carreira, é ajudar os clientes a compreender a realidade e a enfrentar os desafios de viver e trabalhar no limite do caos.

As mudanças que hoje vivenciamos refletem-se na organização dos nossos objetivos e projetos, bem como nas perceções subjetivas de controlo relativamente aos acontecimentos e eventos imprevistos e aos dilemas que surgem inesperadamente. Para os psicólogos de orientação é imprescindível compreender o impacto comportamental da instabilidade e da incerteza, de forma a desenhar estratégias de intervenção que contribuam para diminuir o impacto negativo do “caos”, maximizando o potencial de ativação do crescimento pessoal.

A explicação que se segue, sobre o tema, foi retirada do artigo “Teoria do Caos e Aconselhamento de Carreira: Implicações para a Prática”, de Liliana Faria e Nazaré Loureiro (2012).

As mudanças atuais são cada vez mais tidas como mudanças de natureza imprevisível e incerta, promovendo, potencialmente, insegurança e transições involuntárias.
Consequentemente, têm impacto no surgimento de carreiras não lineares, na utilização de estratégias de recrutamento assentes na avaliação do potencial de mudança do colaborador, na adaptação do candidato a mudanças e na mudança da relação entre colaborador e empregador e, sobretudo, na distribuição da responsabilidade de gestão de carreiras.

Quais os desafios?
O grande desafio para o colaborador, independentemente da organização em que está incluído, ou no seu trabalho independente, é a capacidade de transformar as suas competências, reciclar os seus conhecimentos e adaptar-se a novas situações. Destas características depende a sua “sobrevivência” no mundo imprevisível.
O grande desafio para o psicólogo de orientação e desenvolvimento da carreira é encarar o mundo em mudança e instável como uma oportunidade para os seus clientes.
Neste sentido, a intervenção deverá ser assente:
Na ativação de emoções positivas, para além de dever promover a flexibilidade cognitiva, tendo como fim último o empoderamento motivacional.
  • Numa noção de desenvolvimento da carreira sujeito a diferentes influências ao longo do tempo. Deverá, ainda, reforçar dinâmicas de aproximação a diferentes situações promotoras de crescimento, e inibição de dinâmicas de evitamento que, sendo aversivas, permitem a sobrevivência mas não o bem-estar.
  • Na promoção de competências como a versatilidade, a flexibilidade, a autonomia, a adaptabilidade e a internalização da regulação comportamental.
  • Na área do aconselhamento da carreira, a teoria do caos vê a carreira como sistemas altamente complexos, onde a melhor maneira para alcançar controlo é equilibrando-se no limite do caos, onde nem muitas restrições, nem a total desordem são desejáveis.

Segundo Bright e Prior (2005), seis grandes conceitos são centrais na Teoria do Caos de Carreira, a saber: complexidade, emergência, não linearidade, imprevisibilidade, mudanças de fase e atractor.

Complexidade: diz respeito à natureza imprevisível e mutável das carreiras, fruto de influências múltiplas (pessoais, ambientais). Neste sentido, e no que diz respeito à intervenção de carreira, o psicólogo de orientação de carreira deverá auxiliar o seu cliente a refletir sobre as influências ao longo da vida e das suas decisões passadas, através de uma reflexão sobre as suas fontes de influência nessa altura decisória.

Emergência: nesta teoria, o caos tem ligação com o acaso, portanto, o passado poderá constituir-se como uma pista para o presente e futuro. A emergência surge como uma estratégia de análise de influências e do acaso na definição da trajetória de vida de cada cliente.

Não-linearidade: está relacionada com o facto de nem sempre a análise de determinadas situações, por muito semelhantes que sejam, conduzirem às mesmas conclusões. Pequenas mudanças podem, inclusive, ter impactos grandiosos na vida complexa das pessoas e no rumo de determinados acontecimentos. Com efeito, na intervenção vocacional, deverá incluir-se variados pormenores de vida do cliente, mesmo aqueles que possam parecer ser os mais triviais.

Imprevisibilidade: está relacionada com a dificuldade de calcularmos e conjeturarmos o futuro, onde o acaso, ao nível do desenvolvimento de carreira, tem influências significativas. O papel do psicólogo de orientação vocacional é o de encorajar os clientes a explorar o impacto do acaso nas suas carreiras, a capitalizar esses acontecimentos e abraçar a incerteza positiva.

Mudanças de fase: estão associadas às mudanças de carreira, mudanças que poderão ser instigadas por fatores internos, tais como a insatisfação ou, por fatores externos, como por exemplo lesões incapacitantes.

Atractor: é uma zona de convergência para a qual determinadas trajetórias são puxadas. Existem 4 tipos de atractores: o ponto, o pêndulo, o toro e o estranho.
  1. O Ponto poderá ser um objetivo específico que motiva o comportamento. Para a teoria do caos a definição de objetivos é importante, bem como a elaboração de planos alternativos para transpor possíveis constrangimentos imprevistos.
  2. O Pêndulo restringe o comportamento para um padrão regular, sobretudo aquando de indecisão por duas opções de carreira, ou quando o cliente tem crenças rígidas e extremas. Isto é, os atractores pêndulos podem constituir soluções de compromisso entre opções, não sendo, muitas vezes, as melhores para os clientes mas as que eles consideram mais desejáveis.
  3. O Toro refere-se a comportamentos que, sendo mais complexos, continuam a ser restritos ou constrangidos pelo cliente que, assim, negligencia hipóteses de evolução ou mudança.
  4. O Atractor Estranho relaciona-se com a ideia de “limite de caos”, ou seja, a fronteira entre a previsibilidade da ordem que o sistema procura manter e a imprevisibilidade da complexidade da corrente das interações desse sistema com outros sistemas.

Posto isto, conclui-se que ao nível do aconselhamento de carreira, o objetivo passa por ajudar os clientes a dar estrutura e forma às suas experiências através de estratégias várias. Os clientes têm qualidades convergentes, que são as suas qualidades inerentes. Para além disso, têm experiências imprevisíveis no dia-a-dia, que têm impacto nas qualidades emergentes, únicas e imprevisíveis, porque resultam das experiências igualmente imprevisíveis. Estas experiências imprevisíveis podem constituir-se como oportunidades a um nível mais macro, desde que o cliente as reconheça de modo positivo como oportunidades de mudança contínua, adaptação e desenvolvimento.

As mudanças que realmente importam encontram-se fora do reino de expetativas regulares dos indivíduos, e têm por isso, um impacto extremo que promove nas pessoas necessidades de explicação para as tornar previsíveis e explicáveis.-- Taleb (2007)

E, o que seria de nós sem incertezas? Afinal, são elas que nos movem e nos fazem evoluir. Um mundo sem "abanões", desassossegos e questionamentos não vai para a frente...

Nota: Todos aquele/as que gostariam de beneficiar de um aconselhamento de carreira, decorem esta sigla: CQEP (Portaria n.º135-A/2013, de 28 de março). Em breve falar-vos-ei da missão destes serviços.




 Beijinho e bom fim-de-semana
Liliana Fernandes 


O QUE DIZEM OS ESTUDOS


Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Oxford e publicada no British Journal of Psychiatry, comediantes têm traços de personalidade ligados à psicose, assim como outras pessoas criativas - e essa pode ser uma das razões pelas quais são tão divertidos.
Gordon Claridge, professor do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, afirma que «os elementos criativos necessários para produzir humor são incrivelmente similares aos que caracterizam o estilo cognitivo de pessoas com psicose - a esquizofrenia e a bipolaridade».
Ainda que a psicose esquizofrénica, em si, prejudique o sentido de humor, numa forma mais branda pode aumentar a habilidade da pessoa em associar coisas estranhas ou «pensar fora da caixa», prossegue Claridge.
Traços similares à bipolaridade podem ajudar pessoas a combinar ideias para formar conexões novas e engraçadas.
«Os comediantes tendem a ser introvertidos, nem sempre querem socializar, e a sua comédia é quase uma válvula de escape para isso», diz Claridge à BBC.
Para Paul Jenkins, presidente da entidade Rethink Mental Illness, as descobertas são interessantes, mas é preciso ficar atento para não reforçar o «estereótipo do génio criativo louco».
«Doenças mentais como esquizofrenia podem afectar qualquer pessoa, seja ela criativa ou não. O nosso entendimento sobre doenças mentais ainda é deficiente, e precisamos de mais pesquisas nessa área.»

FRASE DO DIA| “PARA QUE TUDO FIQUE NA MESMA, É PRECISO QUE TUDO MUDE."

Há uma frase de que me tenho lembrado muitas vezes, ultimamente, por várias razões. É a frase do Lampedusa “Para que tudo fique na mesma, é preciso que tudo mude.” No livro onde é escrita, O Leopardo, ela é proferida por um jovem bravo, que desta forma se propõe endossar uma revolução para que a ordem se mantenha. E é isso mesmo que é preciso, parece-me. Se nada mudar, nada continuará igual.

E como estou em fase de grandes mudanças, não tenho tido oportunidade de manter este meu cantinho atualizado. Mas tinha de escrever algo, até porque se há coisa com a qual não simpatizo é com blogs tristes, sós e abandonados!!

Beijinho e até já!
Liliana Fernandes