FRASE DO DIA

O respeito pelos mais velhos é um dos pilares do comportamento civilizado.

PENSAMENTOS SOLTOS | Uma identidade chamada memória

Os anos que vivemos e as memórias que eles deixam, sejam elas boas ou más, constituem a nossa história. Se não recordarmos as histórias do nosso passado e quem somos, nunca saberemos para onde vamos nem por que razão fazemos o que fazemos agora.

Os nossos melhores amigos são...

A minha mãe "dividia-se", por vezes, em certas coisas das muitas que preciosamente me foi passando ao longo de pouco mais de 25 anos.
Umas vezes dizia-me:
Os livros são os nossos melhores amigos!
Porém, noutras ocasiões, retocava a máxima e deixava-me indecisa, a magicar:
Os animais são os nossos melhores amigos!
Confesso que nunca fiquei muito esclarecida acerca do assunto. E na dúvida...tenho-os aos dois, animais e livros, como os meus melhores amigos...

© Fotografia| Butterflies & Hurricanes

(A Flor)

FRASE DO DIA

Amo-te antes de tudo e no fim de tudo e para além de tudo 

EM VIAGEM| Donastia - San Sebastián

Donastia San Sebastián é a capital da província de Guipúzcoa , na comunidade autónoma do País Basco Espanhol.
O nome da cidade homenageia São Sebastião, e por incrível que pareça "Donastia" significa "São Sebastião" em Basco!
Recentemente, foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como "uma das cinco principais cidades resort" do mundo, junto com Berlim, Estocolmo, Nova Iorque e Amsterdão. 
A cidade é sede de eventos internacionais que lhe concedem um glamour semelhante a Cannes ou à vizinha Biarritz, dos quais o mais conhecido é o Festival de Filmes de San Sebastián, que tem lugar durante o mês de setembro. É ainda famosa pela sua gastronomia (possui mais restaurantes com estrelas atribuídas pelo Guia Michelin que Portugal inteiro)… E será Capital Europeia da Cultura 2016. 

Dando início à visita...

San Sebastián é uma cidade cosmopolita e com uma atmosfera Basca bem presente (ainda que bem distinta da atmosfera Basca francesa!). A sua paisagem é dominada pela baía de La Concha.
Esta cidade é também conhecida pela sua arquitetura belle-époque, presente especialmente nos edifícios que acompanham a orla da Praia de La Concha.
Conta com três praias urbanas: Ondarreta, La Concha e Zurriola, as duas primeiras localizadas na baía de La Concha e a terceira a Urumea. 
Os passeios no centro da cidade, a área conhecida como la belle époque Romantic cujas principais ruas são completamente pedonais, e ao longo do rio Urumea, são pontos fortes do turismo em San Sebastián.
A ilha de Santa Clara é um pequeno paraíso que se situa na Baía de la Concha.A ilha possui cerca de seis hectares onde se localiza um cais, onde pequenos barcos ancorados trazem todos aqueles que querem desfrutar desta pequena praia.

De entre os monumentos/edifícios mais atrativos, destaco: os edifícios notáveis do Conselho Provincial de Gipuzkoa (inspirado na Ópera de Paris), a Catedral do Bom Pastor, os Correios e o Centro Cultural Koldo Mitxelena, l o edifício da Câmara (ex- Casino), Museu de San Telmo, Teatro Vitctoria Eugenia, Hotel Maria Cristina,...

© Fotografias| Butterflies & Hurricanes

TEXTOS DE PSICOLOGIA| Sofrer de paranóia

Uma em cada três pessoas sofre de paranóia ou suspeita excessiva na Grã-Bretanha, segundo um estudo do Instituto de Psiquiatria do King´s College, de Londres.
A equipa do instituto entrevistou 1,2 mil pessoas e perceberam que os níveis de paranóia são muito elevados e quase tão altos quanto os níveis de depressão e ansiedade.
O estudo concluiu que 40% dos entrevistados se preocupavam habitualmente com comentários negativos; 27% acreditava que outras pessoas os irritavam propositadamente; 20% estar a ser seguido ou observado; 10% achava que alguém estava a "preparar" algo contra eles; e 5% preocupava-se com uma possível conspiração que pudesse ter consequências negativas para estes. Com é óbvio, os pesquisadores explicam que a paranóia pode pôr (eu diria que põe mesmo) a qualidade de vida das pessoas.

Pergunto-me, olhando para os dados referidos no estudo: Será que sociedade em que vivemos não  será também ela responsável pelo reforça deste tipo de patologia?

A característica principal do Transtorno da Personalidade Paranóide é um padrão invasivo de desconfiança e suspeita quanto aos outros, de modo que os seus motivos são interpretados como malévolos. Este padrão tem início no começo da idade adulta e está presente numa variedade de contextos.

Os indivíduos com este transtorno …
  • Desconfiam que as outras pessoas os exploram, prejudicam ou enganam. As suspeitas baseiam-se em poucas ou nenhumas evidências.
  • Pensam que os outros conspiram contra eles e que podem atacá-los a qualquer momento e sem qualquer razão.
  • Preocupam-se com dúvidas  infundadas quanto à lealdade e confiabilidade dos seus amigos ou colegas, cujas ações são minuciosamente examinadas em busca de evidências de intenções hostis.
  • Sentem-se tão perplexos quando um amigo ou colega lhes demonstra lealdade que não conseguem confiar ou acreditar.
  • Quando enfrentam dificuldades, esperam ser atacados ou ignorados por amigos e colegas. 
  • Recusam ter confiança ou intimidade com outras pessoas, pelo medo de que as informações que compartilham sejam usadas contra eles.
  • Podem recusar-se, inclusivamente, a responder a perguntas pessoais, afirmando que as informações “não são da conta de ninguém”. 
  • Vêm significados ocultos, humilhantes e ameaçadores em comentários ou observações benignas.
  • Frequentemente, interpretam mal os elogios.
  • Podem interpretar uma oferta de auxílio como uma crítica por não estarem a fazer o suficiente por conta própria. 
  • Guardam rancores persistentes e resistem em perdoar os insultos, ofensas ou deslizes dos quais pensam ter sido vítimas.
  • Uma vez que estão constantemente vigilantes quanto às intenções nocivas dos outros, acham, muito frequentemente, que o seu carácter ou reputação foram atacados ou que, de alguma forma, foram menosprezados. O seu contra-ataque é rápido e reagem com raiva aos insultos percebidos. 
  • Podem ser patologicamente ciumentos, suspeitando, frequentemente, da fidelidade de seu cônjuge ou parceiro sexual, sem qualquer tipo de fundamento.
  • Podem juntar “evidências” triviais e circunstanciais para apoiarem as suas crenças ciumentas. Desejam manter um completo controlo de relacionamentos íntimos para evitar traições, podendo constantemente questionar o paradeiro, as ações, intenções e fidelidade do cônjuge ou parceiro. 

O que por aqui se anda a ler


Irmãs de Sangue, Fogo Eterno e Luz Efémera – Uma Trilogia com África como ponto de partida e com personagens muito bem conseguidas.
O Quénia e todo o continente africano são por si só personagens… As descrições do calor, da cor e da beleza natural são tão reais que as sentimos como nossas. O amor que as três amigas de sangue, Piet e Anthony nutrem por aquela terra é, igualmente, o nosso (leitor).
É uma saga familiar cuja miscelânea de sonhos, frustrações, alegrias, tristezas é deveras envolvente, e daí resultar, para mim, numa leitura apaixonante e absolutamente viciante ... Recomendo!