"Children see, children do."
Sobre a imitação...
Sobre a imitação...
Os teóricos da aprendizagem social vêm a aprendizagem por
observação como um dos mecanismos mais poderosos da socialização.
A criança observa outra pessoa que serve de modelo e depois
começa a imitar o que o modelo faz e, deste modo, aprende a fazer algo que não sabia fazer antes.
A imitação pode ocorrer mesmo sem o observador copiar as
ações do modelo na altura em que as observa (aprendizagem sem realização) e
mesmo sem receber uma recompensa nem ver o modelo a recebê-la (aprendizagem sem
reforço).
A imitação pode envolver uma resposta que já se conhece.
Neste caso, o que se aprende com a observação dos outros é se a resposta deve
ou não ser realizada.
Exemplo: uma visitante estrangeira é convidada para uma festa numa ilha do Pacífico. No fim da refeição, os seus
anfitriões arrotam estrondosamente e depois olham para ela. Ela hesita, engole
em seco e acaba por arrotar também. Obviamente, ela não aprendeu a arrotar
observando os anfitriões. Mas aprendeu que era, de facto, exigível fazê-lo no
momento.
Neste exemplo, uma resposta, previamente aprendida mas quase
sempre inibida, é desinibida pela aprendizagem por observação.
Quando a criança imita um modelo adulto, não está especialmente
interessada em ganhar doces ou receber elogios. Uma razão não menos importante
para copiar os mais velhos é a de querer ser capaz de fazer algumas das muitas
coisas de que os adultos todo-poderosos são capazes. Afinal, também quer ser
todo-poderosa. Neste sentido, a imitação é a sua recompensa.
Para além de a imitação de algo que o modelo faz depender, em parte, das consequências que pareçam ocorrer ao modelo, nunca esquecer...é mais provável que as crianças imitem pessoas de quem
gostam, respeitam e consideram competentes...Assim sendo,
"Make your influence positive!"
As crianças não são o melhor do mundo, mas o melhor (ou pior) de nós mesmos...
Para reflectir, sem sombra de dúvida!
ResponderEliminarBom fim-de-semana!
Beijinhos