"Você é mais bonita do que pensa."

Quando falamos em imagem corporal, referimo-nos à perceção individual que cada pessoa tem do seu corpo, bem como à atitude que demonstra face à sua aparência. É, portanto, algo mais subjetivo do que objetivo. Na verdade, a imagem corporal que temos de nós próprios pode não corresponder àquela que os outros têm de nós. Aliás, é frequentemente mais negativa.

Pode ser lugar-comum criticar o corpo, mas nem por isso deixa de ser prejudicial fazê-lo, para além de outras consequências negativas, pode ocorrer a descentração face a outro género de qualidades (personalidade, valores e atos).
Mas… terá de ser mesmo assim? Será que não podemos ter uma imagem corporal positiva, aceitando-se imperfeições, valorizando encantos pessoais? Será que a referência que temos de usar é a imagem de perfeição irrealista que aparece na televisão e capas de revista?

Imagine-se sem matéria. Um círculo difuso. Interrogue-se sobre o que seria de admirar em si. Uma vez que é só espírito, vai ter que pensar em qualidades, princípios morais, carácter e inteligência. É fundamental considerar que a imagem corporal é apenas uma das dimensões da autoestima.
PENSE NISSO...

O que acabei de escrever está retratado na perfeição na seguinte campanha da Dove, que é verdadeiramente fantástica... Não deixem de assistir.
"As mulheres são as principais críticas em relação à sua própria beleza. Na verdade, apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita. Dove assumiu o compromisso de incentivar uma auto-estima positiva e inspirar mulheres e meninas a atingir seu potencial máximo. Por isso, realizamos uma experiência que comprova algo muito importante:
Você é mais bonita do que pensa." 

4 comentários:

  1. Já tinha visto a campanha e na versão masculina também estava muito engraçada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este projeto da Dove "Projeto pela autoestima", procurando fortalecer uma autoestima saudavel, está muito bem conseguido...


      Eliminar
  2. eu achei esta campanha óptima e ensina-nos muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mesmo...Uma campanha muito inteligente!
      beijinho e obrigada pela visita.

      Eliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.