Quando falamos
em imagem corporal, referimo-nos à perceção individual que cada pessoa tem do
seu corpo, bem como à atitude que demonstra face à sua aparência. É, portanto,
algo mais subjetivo do que objetivo. Na verdade, a imagem corporal que temos de
nós próprios pode não corresponder àquela que os outros têm de nós. Aliás, é
frequentemente mais negativa.
Pode ser lugar-comum criticar o corpo, mas nem por
isso deixa de ser prejudicial fazê-lo, para além de outras consequências
negativas, pode ocorrer a descentração face a outro género de qualidades
(personalidade, valores e atos).
Mas… terá de ser mesmo assim? Será que não podemos ter uma
imagem corporal positiva, aceitando-se imperfeições, valorizando encantos pessoais? Será que a referência que temos de usar é a
imagem de perfeição irrealista que aparece na televisão e capas de revista?
Imagine-se sem
matéria. Um círculo difuso. Interrogue-se sobre o que seria de admirar em si.
Uma vez que é só espírito, vai ter que pensar em qualidades, princípios morais,
carácter e inteligência. É fundamental considerar que a imagem corporal é
apenas uma das dimensões da autoestima.
PENSE NISSO...
✿✿
O que acabei de escrever está retratado na perfeição na seguinte campanha da Dove, que é verdadeiramente fantástica... Não deixem de assistir.
"As mulheres são as principais críticas em relação à sua própria beleza. Na verdade, apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita. Dove assumiu o compromisso de incentivar uma auto-estima positiva e inspirar mulheres e meninas a atingir seu potencial máximo. Por isso, realizamos uma experiência que comprova algo muito importante:
Você é mais bonita do que pensa."
Já tinha visto a campanha e na versão masculina também estava muito engraçada!
ResponderEliminarEste projeto da Dove "Projeto pela autoestima", procurando fortalecer uma autoestima saudavel, está muito bem conseguido...
Eliminareu achei esta campanha óptima e ensina-nos muito!
ResponderEliminarMuito mesmo...Uma campanha muito inteligente!
Eliminarbeijinho e obrigada pela visita.