NATUREZA DOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS
Quando nos relacionamos com os
outros esperamos reciprocidade, isto quer dizer que desejamos dar, mas também
receber, escutar e ser escutado, compreender e ser compreendidos. O nosso
comportamento influencia o comportamento do outro, tipo boomerang (o que vai
regressa). Podemos enviar boomerangs positivos e/ou negativos. A forma como irá
decorrer a relação interpessoal depende da forma como nos relacionamos com os
outros.
CONFLITO, QUAL O SIGNIFICADO?
Quando pensamos em conflito,
sabemos o seu significado, porém, a dificuldade surge quando temos que o
definir.
Em termos gerais, o conflito é
uma situação em que dois ou mais interlocutores têm objetivos diferentes,
geralmente opostos e mutuamente exclusivos, que desenvolvem atitudes e
comportamentos de hostilidade. A essência do conflito parece estar no
desacordo, na contradição ou na incompatibilidade.
Independentemente do tipo
presente, o conflito pode ser considerado positivo, caso concorra para a
mudança, a inovação, a competição (não patológica), a motivação, a
produtividade e a qualidade, fundamental como instrumento de gestão para
combater o imobilismo, estaticismo e ausência de novas ideias; porém, também
pode ter uma dimensão negativa se resultar em tensão, ansiedade, stresse, desperdício,
clima hostil, más relações, situação insuportável.-
As perspetivas atuais encaram o
conflito como sendo inevitável e um elemento vital para a mudança.
NUMA ORGANIZAÇÃO/INSTITUIÇÃO, QUAIS AS CAUSAS DOS CONFLITOS?
- Falta de comunicação (ou má comunicação)
- Valores, interesses e objetivos diferentes
- Regras, normas e procedimentos impostos
- Procura de autonomia e participação
- Exercício hierárquico
NUMA RELAÇÃO INTERPESSOAL, COMO GERIR O CONFLITO?
- Garantir clima de abertura
- Pedir opinião dos outros sem penalizar a diferença
- Mostrar interesse por outros pontos de vista
- Observar comportamentos e perceber atitudes
- Verificar coerência entre comunicação verbal e não verbal.
O conflito é uma situação comum
que decorre devido às diferenças individuais ou grupais. A resolução do
conflito exige negociação, ou seja, exige cedências de ambas as partes. Não
pode haver um ganhador e um perdedor. Ambos devem sair dum conflito como
ganhadores.
Uma técnica de discurso assertivo poderá ser utilizada para reduzir
tensões entre as pessoas em qualquer domínio da vida familiar, particular ou
profissional. Essa técnica é designada de DESC (descrever, expressar, sugerir e
consequências). Trata-se de um método que pressupõe a negociação, como base do
entendimento. Descrever de uma forma tão precisa e objetiva quanto possível.
Expressar o que pensa e sente em relação ao comportamento, sentimentos,
preocupações, desacordos ou críticas. Sugerir uma forma realista de modificar o
comportamento.
Consequências benéficas da nova atitude proposta.
Esta técnica pode ser
utilizada nos seguintes casos:
- Quando é preciso dizer qualquer coisa de desagradável a alguém
- Quando se pretende pedir qualquer coisa de invulgar
- Quando é necessário dizer não áquilo que alguém pede
- Quando se é criticado
- Quando se pretende desmascarar uma multidão
Psicóloga| Liliana Fernandes
Butterflies & Hurricanes
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