"Os contos infantis são a chave para a compreensão do mundo"




“Os contos infantis são a chave para a compreensão do mundo", afirma Wolfgang Mieder*. Em entrevista, refere que apesar de estar muito em voga adaptar (na literatura, cinema e televisão) as narrativas antigas ao momento presente, elas mantêm, geralmente, o seu cerne original. E, adaptados ou não, os contos mágicos, com os seus finais felizes e didáticos são aqueles que acabam sempre por ser escolhidos. É claro que todos eles contemplam também o mal, mas a beleza do conto está no facto de que há sempre uma certa justiça e que o bem acaba por vencer.



Mas não é só isto. Segundo Wolfgang Mieder, os contos explicitam verdades sobre o ser humano, o que os torna atemporais e independentes de universos culturais específicos. Neles estão representados os problemas arquetípicos do ser humano, mas através de uma linguagem poética e simbólica.
Daí ser tão importante na educação das nossas crianças favorecer o acesso aos contos infantis e auxilia-las na identificação dos sistemas de valores neles representados.

(Imagem à esquerda em baixo: Borboleta M., ainda não sabia ler, mas sempre adorou livros...)

Confesso que sempre fui uma apaixonada por Contos Infantis, e, hoje, enquanto Psicóloga com especialização em Orientação Vocacional, vejo em algumas dessas histórias com vassouras, dragões, príncipes e muitos sapos uma ótima ajuda nos trilhos do mundo do trabalho. Curiosos?! ... Leiam as pistas da Cinderela ou da Branca de Neve. Juntem as migalhas encantadas…E descubram a casa de chocolate…
Cinderela Cuidem da vossa imagem profissional. Conquistem a atenção e o apoio de um "mentor"  importante.
Branca de Neve Sejam flexíveis e mantenham o bom humor na hora de lidarem com as chefias. Demonstrem lealdade e apoio aos colegas.
Capuchinho Vermelho Definam as vossas prioridades e não se desviem do vosso caminho. Estejam atentos. Nem todas as pessoas são o que parecem.

Hansel and Gratel Saibam reconhecer os sinais que mostram que o vosso emprego pode estar em perigo…

Bela Adormecida Não desista das suas ambições. Não deixem que a precipitação e as emoções os conduzam ao erro.

Alice no País das Maravilhas A importância da criatividade e da versatilidade. Sejam capazes de se adaptarem aos ambientes e de lidarem com as mudanças.
Querem dar outras sugestões?!...

*Mieder pesquisa há mais de 40 anos a importância e a disseminação dos contos de infantis.