"Não há recuperação económica sem uma boa saúde mental"

Entrevista a Telmo Mourinho Baptista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses


"Em momentos de crise a primeira ajuda, e fundamental, é o suporte social: família, amigos...É muito importante que em momentos como o que vivemos não haja isolamento...nós conseguimos melhor encontrar soluções em conjunto...Depois vem a ajuda especializada..." que pode, e deve, não passar pelo tratamento com recurso a fármacos.

A ideia central desta entrevista é a de que existem alternativas ao consumo de antidepressivos.

Só assim...


Foto:  Butterflies & Hurricanes 
Mural @Rua Miguel Bombarda/Porto

Sem intimidade extrema.
Sem proximidade excessiva.
Só assim te sei amar.
Não me peças para mudar.
Aceita o desafio ...
Vamos acertar as nossas distâncias.
O meu espaço, o teu espaço sem invasão.
Só assim manteremos o prazer da antecipação 
e a beleza de termos sempre algo que desejar.
Só assim ...
Não me peças para mudar.
Ou então... é uma ilusão de mim que estás a amar.

A criança e o animal de estimação (cão e gato)

Qual a influência da presença de um animal de estimação no desenvolvimento infantil?

As crianças cujas famílias optam por ter um cão ou um gato como animal de estimação apresentam melhores competências a nível social e de comunicação não-verbal, são mais populares e têm níveis de auto-estima mais elevados que as famílias que não fizeram essa opção.

Os animais de estimação tradicionais desempenham um importante papel no desenvolvimento infantil, pois são confidentes, companheiros de jogos e brincadeiras e gostam da criança incondicionalmente. O próprio contacto com o animal exerce um efeito calmante, pois a textura do seu pelo é reconfortante.

Hubert Montagner possui uma tipologia muito interessante diferenciando diferentes espécies de animais de estimação.  Neste texto, apresento apenas o tipo de ralação que se pode estabelecer com o cão e com o gato.
Os cães estão sempre disponíveis para a interação e manifestam permanentemente comportamentos que os aproximam dos humanos e que resultam em que os humanos se queiram aproximar deles. Os gatos interagem com os humanos de olhos nos olhos e adaptados aos contextos; quando se manifestam, os gatos são “maciços”, avassaladores e possessivos.

Na interação que a criança estabelece com o cão, ela sente-se amada, compreendida e considerada, porque não lhe pede satisfações e está sempre disponível para a interação. A criança fala-lhe como se o cão fosse o seu confidente e as emoções e afetos que mobilizam e partilham faz com que entre eles se desenvolva uma intensa afeição, tão intensa como aquela que a criança estabelece com os seus pais.

O gato estabelece um tipo de interação muito diferente da do cão, pois os comportamentos manifestados pelo gato são em geral interpretados como de maior autonomia e independência, comparativamente com os comportamentos manifestados pelo cão. No entanto, o gato desencadeia comportamentos interpretáveis como de amizade, de submissão e de amor perante crianças e adultos que estejam a passar por um momento difícil das suas vidas. O gato é um bom recetáculo dos seus afetos, emoções e fantasmas: a criança confia-lhe as suas alegrias, os seus desgostos, os seus medos, as suas raivas, as suas surpresas e os seus pensamentos. Torna-se o recetor das confidências íntimas da criança, o que é especialmente importante para a criança, que, por algum motivo, perdeu os seus pontos de referência.

Alguns resultados da investigação científica nesta área demonstram que a relação estabelecida entre a criança e os animais constitui um bom indicador do tipo de ambiente doméstico em que a criança vive. Quando se verificam atos de crueldade praticados pelas crianças em animais de estimação, certamente que no seu ambiente familiar prevalecem diversas formas de violência, havendo uma forte passibilidade de, mais tarde, esse indivíduo vir a desenvolver comportamentos criminosos.

Fonte: Montagner, H. A. (2004). A Criança e o animal: as emoções que libertam a inteligência. Lisboa: Instituto Piaget.


Na interação que a criança estabelece com o seu animal de estimação, ela sente-se amada e compreendida. Vê nele um amigo e um confidente sempre disponível.

"Musique-se!"

Há dias assim...
Dias em que só a música faz milagres em mim!


COMPANHIA PARA O DIA DE HOJE!

Stormy Days

Já conheci amizades tempestuosas, mas só elas me permitiram desejar, reconhecer e valorizar a beleza das amizades primaveris!
Num dia cinzento dos meus 17 anos, um professor, o maior responsável por eu ter optado pela carreira de psicóloga, perguntou-me:
 - “Queres fazer bons amigos e evitar fazer maus amigos?”
- Sim, claro… Respondi eu.
- “Então precisas de duas coisas: a primeira é o desejo de fazer bons amigos e a segunda é a habilidade para os fazer.” Depois de me dizer isto, virou costas e deixou-me sozinha… Na altura, esta resposta deixou-me irritada. Pensei: “grande ajuda me deste!”
O curioso é que hoje é essa mesma resposta/conselho que dou, porque não existe nenhuma outra “receita” para que ocorra esse encontro entre duas pessoas que decidem colocar-se no mesmo plano, onde não há diferenças, onde ninguém é superior ou inferior… antes porém, partilham, enriquecem-se mutuamente… Para o conseguir, “apenas” tem de existir o desejo de encontrar (os bons amigos), a capacidade de observar e aprender com a experiência e, claro, a capacidade de triar. Quando assim é, até o que para mim um dia parecia impossível acontece: “amizade à primeira vista.” Algo que não se consegue explicar, apenas se sente… E depois, depois só nos resta cuidar deste bem precioso. Pois, uma das grandes maravilhas da vida é encontrarmos pessoas que transformam os nossos pequenos instantes em grandes momentos…

O QUE A EXPERIÊNCIA ME TEM ENSINADO
Não tem sido nos meus "stormy days" que tenho conhecido os verdadeiros amigos, mas nos meus meus "sunny days"!! Existe explicação? Claro que existe...

SOM DO DIA
Roger Waters & Eddie Vedder - Comfortably Numb

"No love without freedom. No freedom without love."



Para mim, o amor só dura em Liberdade.
 E só concede Liberdade aquele que ama de verdade...
Para mim, repito.

Apesar de tudo o que nos separa...

Gosto-te.
Apesar de só de longe te seguir
Apesar de mal me mostrar
Apesar de não te procurar
Apesar de não to demonstrar
Apesar de nem o imaginares
Apesar de só timidamente te olhar
Apesar de tudo o que nos separa
Gosto-te!
E de tanto te gostar, anseio-te.
Butterflies & Hurricanes

Há semanas assim...semanas em que o universo conspira a nosso favor!

SEGUNDA-FEIRA foi dia de mostrarmos a Agenda Heartless à boa gente do Porto... 

Fotos: Butterflies & Hurricanes
@ Porto
Mafada Gomes & Liliana Fernandes

E, desde segunda-feira, a Agenda Heartless já se encontra à venda nos seguintes espaços da Invicta:
Galeria Dama Aflita - Rua da Picaria, n.º 84.
Ó! Galeria - Centro Comercial Miguel Bombarda
Bagus.loja -  Rua da Picaria, n.º40.


TERÇA-FEIRA
É publicada a entrevista dada por mim ao Jornal Terra Minhota!



QUARTA-FEIRA
O projeto "Agenda Heartless" vence concurso Behance Portfólio Interview, promovido pela Behance_in_Portugal

Obrigada!
Todas as palavras me parecem insuficientes… mas também não são precisas muitas palavras para vos dizer OBRIGADA, porque, na verdade, apenas vos quero dizer OBRIGADA! Obrigada pela amizade, obrigada pelo carinho, obrigada pelo apoio incondicional... e obrigada por fazerem parte da nossa história. Jamais esquecerei… 
 Beijinho e um grande Xi Coração.

Posso pedir ajuda?!...

Há algum tempo atrás, aqui no blog, escrevi o seguinte: 
Não se agarrem só às esperanças, evitando dar “saltos de fé” mais arrojados e potencialmente mais frutuosos…Vivam, Arrisquem! A felicidade é algo pelo qual temos de lutar e procurar... E nada é mais útil ao homem do que o próprio homem … pois na vida tudo pode acontecer, e sobretudo pode não acontecer absolutamente nada, tudo depende de nós enquanto realizadores (e atores!) do filme da nossa vida.
Assim é...
Recentemente, eu e a minha querida amiga Mafalda Gomes investimos no projeto Agenda Heartless por puro prazer... Um projeto alimentado apenas pela nossa paixão pela escrita e pela ilustração. Arriscamos!... Agora, lançada há menos de um mês, não paramos de ser surpreendidas... (pela positiva, está claro!). Já diz o provérbio popular: "Quem não arrisca, não petisca"!

Onte
m, o nosso projeto foi escolhido para entrar no concurso da Behance_in_Portugal. Como podem imaginar, estamos para lá de contentes...

Não imaginávamos que isto pudesse acontecer, mas já que aconteceu...agora queremos vencer!!!

Posso pedir ajuda?! E que tal ajudarem-nos a vencer?! Basta entrar no link da Behance_in_Portugal e colocar "gosto" na imagem da Agenda Heartless


1 GOSTO = 1 VOTO 

Obrigada!


Quem não conhece o projeto pode fazê-lo AQUI

As minhas escolhas de hoje!

SOM DO DIA
 The Fray - Heartless

PENSAMENTO DO DIA
"A palavra é força,
é valor,
é alimento,
tocha do pensamento,
primavera do amor."
REFLEXÃO DO DIA

As grandes conquistas começam como uma pequena semente que germina num solo fértil. Se devidamente alimentada, desenvolve-se e transforma-se numa bonita árvore capaz de proporcionar boas colheitas e uma agradável sombra...
É disso que precisamos...transformar a nossa mente num terreno fértil para boas ideias...Ah! Mas a ideia mais brilhante não passa de um sonho se não for acompanhada de ação!

SUGESTÃO DO DIA
 Agenda Heartless 
Todos os pormenores AQUI

Agenda Intemporal de Edição Limitada (500 exemplares)
Ilustração e Design de Mafalda Gomes / Textos de Liliana Fernandes

Foto: Agenda Heartless na Livraria-Ler-Devagar na LX Factory
Foto: Agenda Heartless na Objectos Misturados
Tema de Abril: "A Palavra é Força."

Pontos de Venda
Livraria Ler Devagar LX Factory - Lisboa
Objectos Misturados - Viana do Castelo
Livraria Bulhosa - Centros Comercial Cascais Villa - Cascais
Livraria/Papelaria Raulida - Monção
Livraria/Papelaria Girassol - Valença
Biblioteca Municipal de Valença - Valença
Loja-Kali's - Tires

Galeria Dama Aflita - Rua da Picaria, n.º 84.
Ó! Galeria - Centro Comercial Miguel Bombarda
Bagus.loja -  Rua da Picaria, n.º40.
Página Oficial da Agenda Heartless  AQUI

A Ilustração Contemporânea Portuguesa publicita o nosso projeto AQUI