Aprender a brincar



Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. O facto da criança, desde muito cedo poder comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar determinado papel numa brincadeira, faz com que ela desenvolva a sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como: atenção, imitação, memória e imaginação. Amadurecem, igualmente, algumas capacidades de socialização por meio da intenção, da utilização e da experimentação de regras e papeis sociais.

A brincadeira é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento da dimensão lúdica facilita o desenvolvimento pessoal, social e cultural e contribui, ainda, para a saúde física e mental.

Podemos, então, afirmar que a brincadeira é um grande laboratório que merece atenção dos pais, pois, é através dela que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade. Através das brincadeiras é que ocorre a descoberta de si mesmo e do outro.

6 comentários:

  1. Também acho o brincar muito importante.
    Quando a minha filha está em casa só ligo a tv quando ela pede, geralmente depois de brincar muito com outras coisas... E ela entretém-se horas e horas a brincar, connosco e sozinha. Acho piada que me revejo nas suas conversas de bonecas, vejo os meus mimos, as minhas advertências, o meu 'ralhar'.
    Acho também muito engraçado como ela me explica que tenho de imaginar 'imagina que isto é um bolo' quando me traz uma peça de lego, imagina que és a Tecna 'faz de conta mamã!" Amo brincar com a minha princesa e amo vê-la brincar, apreciar o que diz, o que faz, como se comporta... aprendo vendo-a brincar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lili, não tenho dúvidas de que és um bom exemplo...
      Beijinho enorme para a tua princesa que tem dos sorrisos mais lindos que conheço :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Conheces este poema?

    Quando me virem a montar blocos
    A construir casas, prédios, cidades
    Não digam que estou só a brincar
    Porque a brincar, estou a aprender
    A aprender sobre o equilíbrio e as formas
    Um dia, posso vir a ser engenheiro ou arquitecto.

    Quando me virem a fantasiar
    A fazer comidinha, a cuidar das bonecas
    Não pensem que estou só a brincar
    Porque a brincar, estou a aprender
    A aprender a cuidar de mim e dos outros
    Um dia, posso vir a ser mãe ou pai.


    Quando me virem coberto de tinta
    Ou a pintar, ou a esculpir e a moldar barro
    Não digam que estou só a brincar
    Porque a brincar, estou a aprender
    A aprender a expressar-me e a criar
    Um dia, posso vir a ser artista ou inventor.

    Quando me virem sentado
    A ler para uma plateia imaginária
    Não riam e achem que estou só a brincar
    Porque a brincar, estou a aprender
    A aprender a comunicar e a interpretar
    Um dia, posso vir a ser professor ou actor.

    Quando me virem à procura de insectos no mato
    Ou a encher os meus bolsos com bugigangas
    Não achem que estou só a brincar
    Porque a brincar, estou a aprender
    A aprender a prestar atenção e a explorar
    Um dia, posso vir a ser cientista.

    Quando me virem mergulhado num puzzle
    Ou nalgum jogo da escola
    Não pensem que perco tempo a brincar
    Porque a brincar, estou a aprender
    A aprender a resolver problemas e a concentrar-me
    Um dia posso vir a ser empresário.

    Quando me virem a cozinhar e a provar comida
    Não achem, porque estou a gostar, que estou só a brincar
    Porque a brincar, estou a aprender
    A aprender a seguir as instruções e a descobrir as diferenças
    Um dia, posso vir a ser Chefe.

    Quando me virem a pular, a saltar a correr e a movimentar-me
    Não digam que estou só a brincar
    Porque a brincar, estou a aprender
    A aprender como funciona o meu corpo
    Um dia posso vir a ser médico, enfermeiro ou atleta.

    Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola
    E eu disser que brinquei
    Não me entendam mal
    Porque a brincar, estou a aprender
    A aprender a trabalhar com prazer e eficiência
    Estou a preparar-me para o futuro
    Hoje, sou criança e o meu trabalho é brincar.

    (Poema de origem desconhecida)

    ResponderEliminar
  3. Ser criança é poder brincar. E a brincar se aprende e se ensina! É através das brincadeiras dos meus dois Giraços que eu "aprendo" o que lhes vai no pensamento, que percepção têm do que os rodeia... E fico admirada com a capacidade que têm de "imitar" situações do dia a dia, de resolverem questões que eles próprios colocam e de encontrarem soluções para problemas que vão aparecendo... A minha filha frequentemente faz perguntas já com a resposta que ela acha que é a certa (por exemplo: mamã, porque é que a lua às vezes está redondinha e outras vezes está "partida"? É porque às vezes está escondida e outras não?).
    E aproveito quando brinco com eles para ensinar-lhes as regras do trato social, o valor da partilha, o saber esperar...
    Beijinho, Lili. E obrigada por partilhares estes temas tão interesantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os teus comentários são sempre uma delícia!
      Um enorme beijinho

      Eliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.