Mostra de Ensino Profissional 2013


Promover ciclos virtuosos e evitar ciclos viciosos

A construção do projeto vocacional envolve a construção da identidade, o autoconceito académico, a pressão do grupo de pares, as expetativas e atitudes familiares, a incerteza face ao futuro profissional… A estrutura de oportunidades de formação é também bastante complexa e diversificada. Por tudo isto, os jovens necessitam de ajuda para poderem problematizar, diferenciar, ponderar e integrar estas diferentes componentes, de modo a construírem um projeto pessoal significativo

O discurso político de hoje, levanta a problemática da baixa produtividade do nosso país, comparativamente com o quadro da União Europeia, devido às baixas qualificações dos portugueses. Desta forma, é urgente que as escolas, apostando nos Serviços de Psicologia e Orientação, promovam ciclos virtuosos e evitem ciclos viciosos.

Divulgar e promover o ensino profissional é, cada vez mais, uma tarefa que se justifica plenamente, na medida em que, muitas actividades profissionais continuam a não ser vistas, no que respeita ao seu valor social, como carreiras válidas, bem sucedidas e com prestígio.

Por muito que se discuta a real necessidade de obter um “canudo” na Universidade, se fale nos elevados níveis de desemprego que atingem alguns licenciados, há um preconceito generalizado quanto à valia do ensino profissional. No entanto, tal como todos os estudos realizados sobre esta temática, também os dados recolhidos pelo Serviço de Orientação Escolar e Profissional (vulgo SOEP) da ETAP - Escola Profissional, relativamente aos percursos dos seus diplomados, permitem concluir que é de extrema importância continuar a apostar na formação profissional de quadros técnicos intermédios, em setores de atividade carenciadas de mão-de-obra qualificada e com elevados graus de empregabilidade e de sucesso.

A Técnica do SOEP
Liliana Fernandes


A ETAP-Escola Profissional, vai levar a cabo uma iniciativa integrada no projeto ESCOLA ABERTA no qual se integra a Mostra Ensino Profissional 2013 que decorrerá no Pavilhão da Associação Industrial do Minho, em Viana do Castelo, entre os dias 24 e 30 de Abril de 2013.

A cerimónia de inauguração da Mostra 2013 terá lugar no dia 24 de Abril, pelas 10 horas, e deverá ser presidida pelo Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Com a realização da Mostra do Ensino Profissional pretende-se:
  • Proporcionar informação relevante aos jovens sobre as ofertas educativas formativas para o ano lectivo 2013/2014 que abarcam as áreas de formação que nos propomos desenvolver, identificadas no ofício anterior;
  • Desenvolver atividades de informação e orientação vocacional, iniciais, ou complementares das desenvolvidas nas atuais escolas, por forma a ajudá-los a fazer opções mais esclarecidas e convergentes com os seus interesses vocacionais.


ETAP e os seus alunos AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.