Brothers & Sisters - Part 1


“Sibling relationships …  flourish in a thousand incarnations of closeness and distance, warmth, loyalty and distrust.”  - Erica E. Goode, The Secret World of Siblings





De cima para baixo, da esquerda para a direita: Afghanistan, Bhutan, Cambodia, India, India, Tibet, Uzbekistan, 


Fotos: Steve Mccurry's
Fonte: http://stevemccurry.wordpress.com/
***

Nas últimas semanas não tenho tido muito tempo para me dedicar à escrita. Contudo, tenho andado a reunir informação sobre a importância da ordem de nascimento. Será este, portanto, o tema do próximo artigo, onde procurarei responder à questão: “Como é que a ordem de nascimento nos pode ajudar a compreender as crianças e a sermos mais eficazes com elas?”
Sim, sempre sofri da síndrome da irmã do meio!!

Ao conversar sobre o assunto com uma amiga, surgiu uma ideia que me parece muito engraçada: reunir registos fotográficos de irmãos/irmãs (juntos) em crianças (recentes e menos recentes!!).
Já lancei o desafio a alguns amigos - e já me fizeram chegar algumas fotografias magníficas! Agora, generalizo o convite a todos… Querem colaborar? Será uma espécie de "Ode aos Irmãos"!

Caso queiram participar, é só enviar a(s) fotografia(s) para o e-mail: lilasfer@hotmail.com e informarem como querem que seja feita a identificação.

Eu já escolhi uma foto das "Manas Fernandes"! 
Ah! E esta música é para a Tina e para a Sá

Antony and the Johnsons-You Are My Sister

8 comentários:

  1. Que tema interessantíssimo! Vou aguardar com muita curiosidade, até porque tenho lá em casa uma "sister" e um "brother" muito iguais em muitas coisas, mas diferentes no "sentido de família". A minha filha (não sei se por feitio e por ser a mais velha) sempre pediu irmãos e irmãs, dá tudo ao mano e protege-o mesmo quando ele faz asneiras contra ela. Tem um sentimento diferente pelos seus familiares. Basta dizer que é tio ou primo e ela já trata a pessoa de forma mais familiar. O mais pequeno (também não sei se por feitio, se por ser o mais novo), nunca ligou a nada disto. Quando perguntamos se quer um mano, ele olha para a mana e diz: "a mana está aqui". Fico a aguardar. Como sempre, parece que escreves de propósito para mim. Um beijinho grande, Lili.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia, a bibliografia diz-nos que as crianças são boas a percecionar, mas más a interpretar. A ordem de nascimento promove um determinado posicionamento na família; o comportamento da criança e as conceções que a criança constrói acerca de si estão condicionados por aquilo em que acredita que é necessário para ter sucesso, de acordo com aquele mesmo posicionamento familiar...
      E crianças que nascem na mesma posição de ordem acabam por ter interpretações semelhantes acerca de si próprias...
      O artigo está para breve. E é claro que quando escrevo penso em quem "me lê"! Beijinho enorme para ti, Cátia.

      Eliminar
  2. Boa ideia :) gostei muito!
    eu gostava de participar, mas não tenho irmãos! :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...eu já escrevi algo sobre filhos únicos!! Beijinho enorme*

      Eliminar
  3. Pois acho que vai ser fantástico... Conta comigo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li, e tu participas com duas fotografias lindíssimas (espero não estar a confundir a Liliana!!). Beijinho

      Eliminar
  4. Vou organizar-me, sabes a Francisca passou 10 anos a desejar uma irmã(de forma consciente desde que chegou ao 1º ano da escola). O nascimento e a gravidez da Laura foi mm vivido a 3. Vou tentar participar!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.