Porque as palavras são: força, poder, valor, alimento e alicerce do pensamento...

Salma, um documentário de Kim Longinotto.


Como muitas outras mulheres na zona rural do sul da Ásia, Salma, uma jovem muçulmana na Índia, foi forçado à reclusão após atingir a puberdadeFoi proibida pela sua família de estudar e forçada a casar. As palavras eram a salvação de Salma. Uma vez casada,começou, secretamente, a compor poemas em pedaços de papel e, através de um sistema de contrabando intrincado, foi capaz de esgueirar-se para fora da casa, ...  Contra todas as expectativas, tornou-se numa poeta famosa: o primeiro passo para a descoberta de sua própria liberdade e desafiar as tradições e códigos de conduta na sua aldeia. A sua história demonstra uma extraordinária coragem e capacidade de resistência. Salma tem esperança de uma vida diferente para as próximas gerações mas, como os laços familiares são profundas, a mudança é lenta. 

**

Sou atraída sempre pelos rebeldes, pelos pioneiros. Admiro-os. Elevam-se contra a tradição com enorme coragem. Para eles, a maioria das vezes, é doloroso serem outsiders dentro da sua própria comunidade, muitas vezes sentem-se sozinhos e assustados...
São verdadeiros heróis.

5 comentários:

  1. É quando tenho a sorte de me cruzar com estes factos que percebo que tenho muita sorte em ser livre e que não lhe dou o devido valor...

    Mudança de atitude precisa-se, aqui para estas bandas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só de me imaginar "dentro" de uma condição semelhante...sinto-me a sufocar.

      Eliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.