...de férias!

Existem algumas associações bem interessantes com a palavra férias. Antigamente às férias associávamos o descanso, a calma, a sesta, a conversa, a narração de histórias, a reflexão, os passeios, o tempo livre ou os passatempos.
Nos dias de hoje os conceitos associados às férias são bem diferentes: descanso ativo, ocupação dos tempos livres e outros semelhantes, que remetem para a necessidade imperiosa de ocupar ativamente o tempo de forma continuada e permanente.
Na sociedade atual esta obsessão pela ocupação de todos os minutos e segundos do dia é colmatada por um conjunto de produtos e serviços, que tratam o tempo como apenas mais uma mercadoria, e que nos transforma incessantemente em consumidores compulsivos, mesmo quando estamos de férias: ocupamos os nossos dias com tantas atividades quantas as possíveis… Não é por acaso que ouvimos sistematicamente os regressados de férias dizerem que necessitavam de férias das férias, pois encontram-se mais cansados no final das férias do que no seu início…
Quanto a mim, vou fazer com que as minhas férias sejam apenas férias, e não uma forma frenética de ocupar o tempo e uma fuga de encontro comigo mesma e com os outros…
E sobretudo, tentar afastar de mim tudo o que me possa travar o sorriso!

4 comentários:

  1. Isso mesmo! Eu adoro estar sentadinha a tomar café, deitada no sofá a ler ou, simplesmente sem fazer nada! Claro que este "dolce fare niente" tem limites, mas sabe tão bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo...com limites!
      Mas existem pessoas que simplesmente não conseguem desfrutar do verdadeiro "dolce fare niente". Conheço alguém que "o não fazer nada" o deixa nervoso!! Como é possível :)

      Eliminar
  2. SORRI SEMPRE! pq tu iluminas muita gente minha querida! descansa, namora, vive! um beijo enorme

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.