A audácia tem génio

Depois de estar à conversa com uma amiga que está “híper” entusiasmada com o próximo concerto de Madona em Portugal, dei comigo a pensar no percurso da cantora… No seu “ingrediente secreto” para o sucesso.
Eu teria começado a falar quando o álbum “Like a Virgem” foi lançado… Estavamos na década de 80, Madona transpirava irreverência e criatividade… com uma atitude rebelde que atraía… Seguiram-se  outros grandes sucessos, e algumas polémicas também, como o lançamento do livro Sex, já na década de 90. Mas a atitude implacável permanecia. Audaz, a quebrar barreiras… Traçando o seu caminho, sem aceitar que lhe dissessem “é por ali”…
Se me perguntarem: “És fã da Madona?”, “Já assististe a algum concerto dela?”, … A resposta é:" NÃO".
Mas admiro o seu percurso. A extraordinária capacidade que tem de inovar, quando o caminho mais fácil seria copiar ou continuar a fazer o mesmo (não é o que todos fazem? Ou quase todos!). Aprecio a forma como ignora os críticos (e se ela foi criticada!), mantendo-se firme. Enquanto isso, somou sucessos junto do público (que é afinal, quem interessa atingir), deixando os críticos entretidos em esgrimir argumentos para a fragilizarem.
Há quem diga que as árvores são mais resistentes nos locais onde o vento e as tempestades sopram mais forte. Madona tem mostrado que é assim…!
A audácia tem génio, força e magia em si.
-- Goethe
Alguns dos “Ingredientes secretos”: audácia, determinação, irreverência, criatividade, inovação, firmeza/persistência, disciplina, muito trabalho…
… acrescento ainda: estar rodeada (ou saber fazer-se rodear) pelas pessoas certas!...

E aqui está ela, aos 54 ANOS, com mais uma super produção...