"Os contos infantis são a chave para a compreensão do mundo"




“Os contos infantis são a chave para a compreensão do mundo", afirma Wolfgang Mieder*. Em entrevista, refere que apesar de estar muito em voga adaptar (na literatura, cinema e televisão) as narrativas antigas ao momento presente, elas mantêm, geralmente, o seu cerne original. E, adaptados ou não, os contos mágicos, com os seus finais felizes e didáticos são aqueles que acabam sempre por ser escolhidos. É claro que todos eles contemplam também o mal, mas a beleza do conto está no facto de que há sempre uma certa justiça e que o bem acaba por vencer.



Mas não é só isto. Segundo Wolfgang Mieder, os contos explicitam verdades sobre o ser humano, o que os torna atemporais e independentes de universos culturais específicos. Neles estão representados os problemas arquetípicos do ser humano, mas através de uma linguagem poética e simbólica.
Daí ser tão importante na educação das nossas crianças favorecer o acesso aos contos infantis e auxilia-las na identificação dos sistemas de valores neles representados.

(Imagem à esquerda em baixo: Borboleta M., ainda não sabia ler, mas sempre adorou livros...)

Confesso que sempre fui uma apaixonada por Contos Infantis, e, hoje, enquanto Psicóloga com especialização em Orientação Vocacional, vejo em algumas dessas histórias com vassouras, dragões, príncipes e muitos sapos uma ótima ajuda nos trilhos do mundo do trabalho. Curiosos?! ... Leiam as pistas da Cinderela ou da Branca de Neve. Juntem as migalhas encantadas…E descubram a casa de chocolate…
Cinderela Cuidem da vossa imagem profissional. Conquistem a atenção e o apoio de um "mentor"  importante.
Branca de Neve Sejam flexíveis e mantenham o bom humor na hora de lidarem com as chefias. Demonstrem lealdade e apoio aos colegas.
Capuchinho Vermelho Definam as vossas prioridades e não se desviem do vosso caminho. Estejam atentos. Nem todas as pessoas são o que parecem.

Hansel and Gratel Saibam reconhecer os sinais que mostram que o vosso emprego pode estar em perigo…

Bela Adormecida Não desista das suas ambições. Não deixem que a precipitação e as emoções os conduzam ao erro.

Alice no País das Maravilhas A importância da criatividade e da versatilidade. Sejam capazes de se adaptarem aos ambientes e de lidarem com as mudanças.
Querem dar outras sugestões?!...

*Mieder pesquisa há mais de 40 anos a importância e a disseminação dos contos de infantis.

O meu mundo em poemas [5]


Sou composta de urgências.
As minhas alegrias são intensas;
as minhas tristezas, absolutas.
Entupo-me de ausências,
Esvazio-me de excessos.
Eu não caibo no estreito,
eu só vivo nos extremos.

Pouco não me serve,
médio não me satisfaz,
metades nunca foram o meu forte!

Todos os grandes e pequenos momentos,
feitos com amor e com carinho,
são para mim recordações eternas.
Palavras até me conquistam temporariamente...
Mas as atitudes ou me perdem, ou me ganham para sempre.

Suponho que me entender
não é uma questão de inteligência
e sim de sentir,de entrar em contacto.
               Ou toca, ou não toca.
Clarice Lispector

"Quem não tem esperança não está vivo. Mesmo que ainda respire, já morreu."

José Luís Peixoto
Concordo. Mas sem ilusões...Esperança só não chega...

Cada um de nós tem sonhos mais ou menos arrojados, e “matarmos os nossos sonhos é matarmo-nos”, mas todos sabemos que apenas sonhar não basta. 
É necessário agir com persistência, esforço e determinação para alcançar os objetivos. Para além disso, também é necessário que os próprios sonhos sejam passíveis de se realizar, que não sejam quiméricos ou desajustados da realidade…
Sim, necessitamos de SONHOS e de muita DETERMINAÇÃO. Esperança só não chega. Essa, toma ao longo da vida diferentes caminhos, como o do otimismo, da fé, por vezes até o da ilusão…

Confiar na vida parece dar sentido, trazendo um sentimento positivo e de força. Mas a esperença acaba indubitavelmente por fazer-nos crer no destino, tornando-se num empecilho, reforçando e justificando a nossa impotência em detrimento da determinação, sugerindo que eventualmente tudo se resolve por si, com tempo…e que nem tudo depende de nós…

E assim se penhora o futuro…investindo na esperança…

QUESTION OF THE DAY : "Será que o homem deseja mesmo a PAZ?"

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Paz

O projeto "Playing For Change" reúne músicos de todas as partes do mundo. Juntos cantam pela Paz. Nesta versão, PFC fez uma parceria com a ONU com o objetivo de apresentar uma música que servisse de ''hino'' para esta data.

Versus

"(...) Imaginar o mundo pacificado em aceitação e contentamento consigo é apenas o mito que justifique a continuação da guerra. A paz é insuportável como a pasmaceira. Nas situações mais vulgares, nós vemos a imperiosa necessidade de desafiar, irritar, provocar, agredir, sem razão nenhuma que não seja a de agitar a quietude, destruir a estagnação, fazer surgir o risco, a aventura...
Numa sociedade de ricaços ninguém era feliz. Seria então necessário que por qualquer coisa houvesse alguns felizes sobre a infelicidade dos outros. O homem é o lobo do homem para que este possa ser o cordeiro daquele.
Nenhuma luta se destina a criar a justiça, mas apenas a instaurar a injustiça. O homem é um ser sem remédio. Todo o remédio que ele quiser inventar é só para sobrepor a razão ao irracional que de facto é. Toda a história das guerras é uma parada de comédia para iludir a sua invencível condição de tragédia. A verdade dele é o crime. E tudo o mais é um pretexto para o disfarçar (...)"
  (Vergílio Ferreira, in Contra-Corrente IV)

Hoje é o B-Day da Minha Bela Borboleta ♥

Há 7 anos recebi uma mensagem que dizia: "Nasceu a tua afilhada"...!

Quando penso em ti, penso numa bela borboleta…

Assim como imaginam os poetas, as borboletas são belas, encantadoras, elegantes e coloridas! Quando em voo errante, parecem brincar entre as flores dos jardins, como poetizou Vinícius de Moraes no seu poema As Borboletas  “Brincam na luz as belas borboletas…”. Ao brincarem na luz parecem flores que voam ou luzes aladas… são por demais delicadas e gentis…tal como tu, minha bela borboleta!

Para ti...
...uma das nossas Músicas :)
Brancas,
Azuis,
Amarelas
e pretas,
Brincam na luz
As belas borboletas.

Borboletas brancas
são alegres e francas,

Borboletas azuis
Gostam muito de luz,

As amarelinhas
São tão bonitinhas,

E as pretas então...
Oh! Que escuridão!
Vinícius de Moraes

Frase do dia: "Tudo é uma questão de ângulo/perspetiva..." [13]

Imagem: Revista Bula

A realidade nem sempre é simples, e as observações feitas em relação a determinado assunto, vistas de ângulos diferentes, podem ser bem distintas!

Chorar faz bem e, sem exageros, não tem contraindicações.

Seja por tristeza ou alegria, por estar irritado com alguém ou orgulhoso de outrem, nessas situações e em muitas outras o melhor a fazer é mergulhar o espírito num pranto sincero. Faz com que nos sintamos mais leves. Algo que a ciência já tem como certo: ao chorarmos, liberamos substâncias químicas que proporcionam a sensação de alívio quase imediato.
O neurocientista Willian Frey, da Universidade de Minnesotta, afirma: “As lágrimas provocadas pela emoção removem elementos acumulados nas horas de stresse, e põem (literalmente) tudo cá para fora.”

"Com a primeira gotícula, entra em cena a leucinaencefalina", explica Frey. Como o nome sugere, esse mensageiro é produzido pelo encéfalo. Tem a função específica de nos anestesiar se sentimos fortes dores e também nos deixa um tanto entorpecidos, na maior paz. "A leucinaencefalina age como um ópio natural", acrescenta.


Em situações em que a tensão aumenta, é produzida na glândula pituitária, no meio do cérebro, a prolactina. Com altas taxas de prolactina no organismo, as emoções ficam à flor da pele. Aí, chorar funciona como uma válvula de escape que manda o excesso da hormona embora.
A verdade é que chorar faz bem e, sem exageros, não tem contraindicações. Afinal, se os olhos são mesmo o espelho da alma, nada melhor do que lhes fazer uma bela limpeza de vez em quando!

Conter as lágrimas quando elas pedem para escorrer traz problemas de ordem psicológica. "Armazenar sentimentos negativos e passar por cima das emoções, deixando-as guardadas, pode gerar um quadro grave de depressão", diz a psicóloga Junia Cicivizzo Ferreira, especialista em psicologia comportamental. Segundo ela, tudo pode começar com uma simples apatia, uma dificuldade para chorar. E, aos poucos, as emoções contidas podem transformar-se em doenças várias.
Rir é um ótimo paliativo, chorar é um ótimo calmante.

Frase do dia:"Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é tristemente míope." [12]

No colégio Wellington (Inglaterra), com o objetivo de ajudar os seus alunos a apreciar o melhor da vida, foi introduzida no plano curricular uma disciplina onde são abordadas temáticas associadas ao bem-estar e otimismo. Os responsáveis são professores com formação em psicologia positiva. A psicologia positiva privilegia o desenvolvimento de perspetivas e posturas mais otimistas e positivas perante as adversidades da vida do quotidiano, promovendo o bem-estar individual. Segundo Anthony Seldon, diretor do colégio, as aulas vêm beneficiar a formação dos alunos, presentemente focalizada nos resultados académicos.

Para mim, a tarefa mais importante em qualquer escola é formar jovens para serem felizes, seguros e confiantes, que é bem mais importante que os rankings publicados pelo Ministério da Educação”. – Anthony Seldon
Não conheço os conteúdos da disciplina, mas tratar-se-á de uma estimulação da Inteligência Emocional.
Infelizmente, olhando para o exemplo português, os programas sobrevalorizam a informação, negligenciando no indivíduo as aptidões básicas para um autoconhecimento:
  • Conhecer as próprias emoções;
  • Lidar com as emoções;
  • Motivar-se;
  • Reconhecer as emoções nos outros;
  • Lidar com os relacionamentos;
  • Lidar com as adversidades/frustrações.
Alguns estudos concluem que o sucesso escolar tem mais a ver com questões sociais e emocionais como:
       01. Autoconfiança          
       02. Interesse, curiosidade
       03. Saber o que se espera de si
       04. Autocontrolo, saber esperar
       05. Procurar ajuda junto dos professores
       06. Expressar as suas necessidades
       07. Capacidade de relacionar-se
       08. Cooperação
       09. Intencionalidade
A quase todos os alunos com insucesso falta pelo menos um destes elementos.
"Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é tristemente míope". Basta pensarmos na etimiologia da palavra "emoção", que vem do latim motore = mover; com o prefixo "e-" fica "mover para", o que demonstra que as emoções são impulsos importantes para atuar e encarar a vida.

SUGESTÕES

"Enjoy The Silence"

Depois de o último trimestre ter sido muito generoso em trabalho, estou mais do que necessitada de desligar e apreciar o silêncio. Sinto-me “socialmente esgotada”. Realizei cerca de 200 entrevistas de recrutamento (que por vezes pareciam verdadeiras terapias de grupo!) e o dobro de telefonemas. Telefonemas recebidos? Imensos. E-mails, mensagens, reuniões, decisões, ansiedades, horários confusos, deslocações e mais deslocações…e muitas preocupações.
Em suma, satisfeita. Objetivos cumpridos. Mas com direito a sentir-me cansada.
Decidido. Uma semana “out”. Desligada da realidade. Sem ter de falar ou ouvir…