“Os contos infantis são a chave para a compreensão do mundo", afirma Wolfgang Mieder*. Em entrevista, refere que apesar de estar muito em voga adaptar (na literatura, cinema e televisão) as narrativas antigas ao momento presente, elas mantêm, geralmente, o seu cerne original. E, adaptados ou não, os contos mágicos, com os seus finais felizes e didáticos são aqueles que acabam sempre por ser escolhidos. É claro que todos eles contemplam também o mal, mas a beleza do conto está no facto de que há sempre uma certa justiça e que o bem acaba por vencer.
Mas não é só isto. Segundo Wolfgang Mieder, os contos explicitam verdades sobre o ser humano, o que os torna atemporais e independentes de universos culturais específicos. Neles estão representados os problemas arquetípicos do ser humano, mas através de uma linguagem poética e simbólica.
Daí ser tão importante na educação das nossas crianças favorecer o acesso aos contos infantis e auxilia-las na identificação dos sistemas de valores neles representados.
(Imagem à esquerda em baixo: Borboleta M., ainda não sabia ler, mas sempre adorou livros...)
Cinderela Cuidem da vossa imagem profissional. Conquistem a atenção e o apoio de um "mentor" importante.
Branca de Neve Sejam flexíveis e mantenham o bom humor na hora de lidarem com as chefias. Demonstrem lealdade e apoio aos colegas.
Hansel and Gratel Saibam reconhecer os sinais que mostram que o vosso emprego pode estar em perigo…
Bela Adormecida Não desista das suas ambições. Não deixem que a precipitação e as emoções os conduzam ao erro.
Alice no País das Maravilhas A importância da criatividade e da versatilidade. Sejam capazes de se adaptarem aos ambientes e de lidarem com as mudanças.
Querem dar outras sugestões?!...
*Mieder
pesquisa há mais de 40 anos a importância e a disseminação dos contos de infantis.