FRASE DO DIA| Existe um tipo de amor, um único, cujo objetivo é a separação...

Existe um tipo de amor, um único, cujo objetivo é a separação: o amor dos pais pelos seus filhos. O amor dos pais que é realmente bem-sucedido é aquele que permite que a criança se torne independente e que se separe da vida dos pais tão cedo quanto possível; quanto mais precoce for esta separação tanto mais bem-sucedido terá sido o amor dos pais.

Existe uma definição de filho, da qual desconheço a autoria (na internet erradamente atribuída a José Saramago*), que considero perfeita: “Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar os nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!”

* Esclarecimento feito por Rita Pais, da Fundação José Saramago, a esse respeito: “Temos sido questionados com frequência acerca deste assunto, e o que podemos esclarecer é que não reconhecemos o texto que circula na web como sendo da autoria de José Saramago, supondo nós tratar-se de mais uma falsa atribuição de autoria, como tantas outras impossíveis de impedir de circular…” 
Sem mais e Cordialmente,
Rita Pais -- Fundação José Saramago

4 comentários:

  1. Já tinha lido o texto e de fato não podia ser mais verdadeiro.
    Nós não podemos voar por eles, temos o papel de orientá-los no voo.
    Eu tenho me visto e revisto muitas vezes a mudar atitudes para ser um bom exemplo. O amor de pais é doce, tranquilo, doloroso!

    ResponderEliminar
  2. Embora não se conheça a autoria esta é uma frase tão verdadeira quanto real. O amor de mãe não requer nada em troca...

    Beijinhos !

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.