A Importância da Comunicação

O encontro que leva à construção de uma relação não pode ser encarado somente como o encontro de duas pessoas, mas sim como o encontro de dois mundos, dos seus respetivos valores, culturas, famílias, códigos de conduta, vivências individuais e experiências que se revivem no aqui e no agora. Pressupõe, à partida, pontos de vista diferentes.

A comunicação é a interseção de dois mundos e grande parte dos problemas que resultam do encontro desses dois mundos estão condensados na comunicação. É aí que se conjuga, se expressa e se procura resolver toda a espécie de diferendos. A procura de soluções passa sempre pela comunicação, através da palavra e do corpo e inclui aspetos como a palavra, o gesto, a mímica e o olhar. Estamos sempre em comunicação, e mesmo quando estamos em silêncio, estamos a dizer que não queremos comunicar!

É fundamental uma comunicação baseada na COMPREENSÃO DO OUTRO, na capacidade de escuta e na devolução ao outro daquilo que se compreendeu. Torna-se também fundamental uma maior congruência entre o verbal e o não-verbal, entre aquilo que se diz e aquilo que se faz.


Esta animação é excelente para nos fazer refletir sobre o poder e importância da PALAVRA... e da conversa. 
CONFIRAM

Ideias que facilitam a comunicação:
  • Aceitar que a forma como cada um interpreta o mundo é única e que vários pontos de vista podem enriquecer e ajudar a encontrar melhores soluções
  • Estar atento e demonstrar ao outro que compreendemos aquilo que ele está a querer transmitir
  • Perceber que com frequência aquilo que é dito serve para falar da relação
  • Não "obrigar" o outro a falar. Saber respeitar o silêncio do outro. Estar atento à comunicação não-verbal
  • Não utilizar em excesso estilos de comunicação menos claros como as metáforas, a ironia, a brincadeira, o humor. Não deixar de os utilizar
  • Não dizer tudo o que pensa. Ser capaz de guardar algumas coisas dentro de si próprio
  • Interessar-se pelos conceitos e valores da família do seu amigo, parceiro,...: eles são uma espécie de dicionário daquilo que o outro diz e pede.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.