VIAGEM DA AMIZADE| País Basco Francês (Aquitaine) - Visita a Bayonne

Durante a "Viagem da Amizade" optamos por ficar alojados em Biarritz, pois, tendo em vista o que queríamos visitar, pareceu-nos central....e foi uma ótima escolha. Conseguimos um estúdio na Residencial Victoria Marvea Surf, mesmo na primeira linha de praia @ "La grand Plage", por um preço fantástico, e a qualidade e simpatia ficaram aprovadas!
Antes de mostrar um pouco mais de Biarritz, vou mostrar um pouco da cidade de Bayonne. 
Bayonne fica a cerca de 10 km de Biarritz e por apenas 2 € - bilhete para 24 horas (no autocarro A8 ou A14) -  podemos fazer a viagem Biarritz-Bayonne (ida e volta).
Penso que foi amor à primeira vista aquilo que senti por esta cidade fundada em 950. Bastou um tour a pé pelo seu centro histórico, disposto em torno da catedral de Saint-Marie (que domina a cidade com as suas torres gémeas), para me render aos seus encantos!
Os principais protagonistas de Bayonne são os Rios Adour e Nive que aí confluem. Como tal, existem várias pontes que, juntamente com as inúmeras casas em estilo enxaimel, tornam a cidade linda.


Detalhes das Ruas de Bayonne




O domínio das torres da Catedral Saint-Marie. 

Para deleite dos nossos sentidos, as cores fortes do azul, verde, vermelho e amarelo que preenchem as hastes, as portas e as portadas das janelas transformam a cidade numa espécie de terra encantada de um qualquer conto infantil…
 @ Place Pasteur
 A espetacular Catedral de Saint-Marie, de estilo gótico, é coroada com duas torres de 85 metros de altura, tem um claustro e, no seu interior, encontra-se o túmulo de Saint Leon o padroeiro da cidade.Foi destruída por dois incêndios em 1258 e 1310. A atual construção do edifício começou na metade do século XIII e foi concluída no início do século XVI.
O magnífico claustro foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO. 
 @ Claustro da Catedral de Bayonne 
 @ Claustro da Catedral de Bayonne
 @ Claustro da Catedral de Bayonne
  @ Place Pasteur
 Teatro de Bayonne
 Estátua do Cardeal Lavigerie (1825 – 1892), natural de Bayonne. 
Apelidado como Cardeal dos Escravos.
 Museu do Chocolate
Casa Moulis. Dizem ser a mais representativa casa do estilo enxaimel na cidade.
© Fotografias: Liliana Fernandes| Butterflies & Hurricanes

Continua...