VIAGEM DA AMIZADE| Espelette

Terminada a nossa visita a Bayonne (mas com muita vontade de voltar!) efetuamos 25 Km para o interior, destino: Espelette. Junto à Gare de Bayonne apanhamos o autocarro 814, e por apensa 4€ efetuamos o trajeto de ida e volta. A motorista foi uma simpatia e a qualidade do autocarro era excelente (cheirava a novo!).


Espelette é uma comuna francesa na região administrativa da Aquitânia, no departamento dos Pirenéus Atlânticos e cujo ex-libris é o “Piment d’Espelette”.

O Piment d’Espelette é a única pimenta cultivada em França, utilizada tradicionalmente no País Basco. Além de ser importante para a gastronomia da região é símbolo de identidade cultural e está associada à economia local. A tradição mantém-se há mais de 400 anos, quando a pimenta foi trazida da América do Sul pelos colonizadores.






Sim, as casas estão decoradas com o Piment d’Espelette


 Perfumaria - perfumes caseiros com aromas típicos dos Pirenéus (fragâncias deliciosas e caras!)
 A igreja com interior tipicamente Basco
 
Posto de Turismo 
 

No Final, regressamos a Bayonne, onde apanhamos o autocarro A1, da Cronoplus, para Biarritz (o autocarro 814 pára na Gare de Bayonne, local onde, de 10 em 10 minutos, podemos apanhar o autocarro  - A1 ou o A8 - para o centro de Biarritz).

Este foi, sem dúvida, um dia muito agradável: pelo que conhecemos, pelo que comemos, pelo que aprendemos e pelo que RIMOS!
Em suma, é possível efetuar esta visita num dia (Biarritz-Bayonne-Espelette-Biarritz), e por apenas 6€ (gastos em viagens) e com horários bastante flexíveis. Aconselho*

Chegados a Biarritz deparamo-nos com um fabuloso Pôr-de-Sol
No dia seguinte...Grande Dia de Praia em Biarritz!
© Fotografias: Liliana Fernandes| Butterflies & Hurricanes
Continua...

2 comentários:

  1. Estas tuas partilhas estão a tornar-se para mim um percurso saudosista....à parte das saudades de locais onde estive e que amei...estou a adorar...obrigada!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as saudades te deixam feliz fico satisfeita! A verdade é que é sempre bom recordar os locais que nos trazem boas recordações.
      Viajar – e, se possível, viajar a baixo custo, é uma das minhas paixões! Não Mostro por mostrar os locais por onde ando. Mostro porque me parece interessante transmitir a ideia de que é possível viajar de forma simples e bem económica. A planificação requer um pouco de tempo e paciência...mas no final é muito gratificante. Aliás, no final venho sempre um pouco mais rica e com a "roupa da alma mudada"...
      Enquanto efetuo estas partilhas, da última viagem, já estou a planificar as próximas 2. Uma com o meu sobrinho mais velho, por norma dou-lhe como prenda de aniversário uma viajem, e outra com alguém também muito especial!!
      O princípio é sempre o mesmo: escolho (nem sempre é fácil dada a oferta) um local e depois pesquiso muito sobre como lá chegar da forma mais económica possível. No final, guardo tudo: bilhetes, mapas, escritos meus, links, ...para que eu possa ajudar, com a minha experiência, a possa estar interessado...

      Beijo grande

      Eliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.