VIAGEM DA AMIZADE| Espelette

Terminada a nossa visita a Bayonne (mas com muita vontade de voltar!) efetuamos 25 Km para o interior, destino: Espelette. Junto à Gare de Bayonne apanhamos o autocarro 814, e por apensa 4€ efetuamos o trajeto de ida e volta. A motorista foi uma simpatia e a qualidade do autocarro era excelente (cheirava a novo!).


Espelette é uma comuna francesa na região administrativa da Aquitânia, no departamento dos Pirenéus Atlânticos e cujo ex-libris é o “Piment d’Espelette”.

O Piment d’Espelette é a única pimenta cultivada em França, utilizada tradicionalmente no País Basco. Além de ser importante para a gastronomia da região é símbolo de identidade cultural e está associada à economia local. A tradição mantém-se há mais de 400 anos, quando a pimenta foi trazida da América do Sul pelos colonizadores.






Sim, as casas estão decoradas com o Piment d’Espelette


 Perfumaria - perfumes caseiros com aromas típicos dos Pirenéus (fragâncias deliciosas e caras!)
 A igreja com interior tipicamente Basco
 
Posto de Turismo 
 

No Final, regressamos a Bayonne, onde apanhamos o autocarro A1, da Cronoplus, para Biarritz (o autocarro 814 pára na Gare de Bayonne, local onde, de 10 em 10 minutos, podemos apanhar o autocarro  - A1 ou o A8 - para o centro de Biarritz).

Este foi, sem dúvida, um dia muito agradável: pelo que conhecemos, pelo que comemos, pelo que aprendemos e pelo que RIMOS!
Em suma, é possível efetuar esta visita num dia (Biarritz-Bayonne-Espelette-Biarritz), e por apenas 6€ (gastos em viagens) e com horários bastante flexíveis. Aconselho*

Chegados a Biarritz deparamo-nos com um fabuloso Pôr-de-Sol
No dia seguinte...Grande Dia de Praia em Biarritz!
© Fotografias: Liliana Fernandes| Butterflies & Hurricanes
Continua...