VIAGEM DA AMIZADE | "Gosto de Comboios, de Estações de Comboio e de Pessoas à espera de Comboios!"


"Gosto imenso de viajar de comboio…Não me cansa, não me aborrece… A paisagem vai sempre mudando, há sempre pessoas a entrar e a sair, a passar. Mesmo de noite, a lua pode acompanhar a nossa carruagem, aproximando-se ou afastando-se. Há sempre luzes novas, postes de iluminação mais amarelados, casas ao longe. Ao contrário de um avião, onde o azul e as nuvens seguem-se como a repetição dos desenhos no papel de parede, num comboio não existe padrão. Os carris desenham paisagens sempre diferentes…
Leio, escrevo, ouço música, levanto-me, passeio nas carruagens, encosto a cabeça à janela e adormeço…

Mesmo viajando sozinhos, nunca estamos realmente sós. Há uma ligação entre os viajantes de comboio - uma coisa do passado, antiga, que veio de outros tempos. As pessoas cumprimentam-se silenciosamente e, ao contrário dos aviões, nos comboios há uma cumplicidade subliminar entre os viajantes.
Na verdade, gosto de comboios e de estações de comboio. É uma agitação grande de pessoas, linhas, bilhetes, relógios, revisores. E mais uma vez a sensação do pertencer a qualquer coisa, de partilhar um mesmo momento, um espaço, que tem a função de nos acolher.

Qualquer viagem de comboio, qualquer carruagem, estação ou bilheteira, tem matéria suficiente para escrever um livro, um conto, um romance inteiro. E assim penso que todos os dias circulam pelo mundo milhares de enredos sobre carris!" Em Setembro, eu e a amiga Sónia fomos protagonistas de um desses enredos! Resolvemos celebrar 17 anos de amizade com uma viagem sobre carris: “A viagem da amizade”. Destino: Hendaye, Biarritz, Bayonne, Espelette, San Jean de Luz - Ciboure e Donastia - San Sebastian. Uma viagem em Train Hotel – Sud express – que, para mim, teve início em Lisboa e termino no Porto… Aconselho!*
*[No Sud-Express Lisboa-Hendaye e Irún-Coimbra]*

 Se alguém quiser dicas é só solicitar! Acreditem que esta viagem pode ser feita (passagens e alojamento) por 250€...

@ Santa Apolónia com o Sud Express já à nossa espera...
Corredores do Sud Express
A nossa cabine
@ Irún

Ponte que divide a parte espanhola e francesa do País Basco. 
À esquerda Irún, à direita Hendaye
@ Hendaye. Prestes a apanharmos comboio para Biarritz
@ Biarritz
@ Bayonne
@ Saint Jean de Luz - Ciboure
@ Donastia, San Sebastian


Hora de partida @ San Sebastian
Aí vem o Sud Express!
Chegada!
@Campanhã - Porto

Apenas não deu para ir a Espelette de Comboio.

© Fotografias: Butterflies & Hurricanes