FRASE DO DIA| "Crescer é aprender a dizer adeus para certas coisas."

Depois de parar para pensar na frase que tinha acabado de ler: “Crescer é aprender a dizer adeus para certas coisas", (matematicamente pensando) concluí: de facto, até determinada idade, a operação dominante é a adição. Mas, a partir de determinada altura, o grande desafio é aprender a viver, principalmente, pela subtração…
Dito de outra forma, antes dos trinta, as pessoas vivem por dependência, adquirem constantemente coisas de que precisam: experiência, riqueza, relacionamentos, reputação e assim por diante. Depois dos trinta, temos de aprender a viver pela subtração – temos de deixar ir o que passa a estar “ a mais” na nossa vida.
Aprendermos a viver pela subtração significa afastarmos as pessoas que não queremos para amigos, recusarmo-nos a fazer coisas que não queremos fazer, perdemos aquele autocontrolo que nos impede de dizer certas coisas,… Penso que ser adulto é mais ao menos isso: descobrir as nossas verdadeiras prioridades, e investir o nosso tempo no que nos deixa felizes. Em suma, “viver é aprender a dizer adeus para certas coisas”!

4 comentários:

  1. Tal e qual. Não podiam concordar mais com esta expressão!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Liliana simplesmente adorei o texto o tema e a reflexão...! Diria apenas que temos de aprender também a aceitar que a adição fará também parte da nossa vida para sempre...!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.