EMPREENDER| Nuvem Cake Design

Nuvem Cake Design
Cake design
Complementos  | mesa doces
Linha Gráfica
Decoração de eventos

Arquitectura e Cake Design? Teste de Compatibilidade| O gosto pela culinária está-me no sangue e, apesar do esforço familiar para o neutralizar, ele acabou mesmo por vir à tona! Filho e neto de pasteleiros, desde que me lembro que mergulho em doces! 
Ora, embora a minha queda para a veia artística cedo tivesse aparecido, foi canalizada para outro percurso - a Arquitectura. Deveria ter começado a perceber a mudança, quando passei a comprar mais revistas e livros de gastronomia, a seguir mais blogs de culinária do que de arquitectura e quando o meu canal eleito de televisão se tornou o Foodnetwork.

E então a Arquitectura  de mãos dadas com o cake design? Serão compatíveis? Segundo o nosso Homem multifacetado do Renascimento pode mesmo! E se ele o diz eu também acredito. Senão, leiam este excerto de “Apontamentos de Cozinha”, de Leonardo da Vinci.
Sobre as Qualidades de um bom Pasteleiro
Antes de mais, deve ser do sexo masculino: a constituição física de uma mulher não é apropriada para içar pesadas quantidades de maçapão.
Em segundo lugar, deve ser uma pessoa asseada e dotada de uma pele livre de imperfeições -  porque poucas outras coisas causam tanta repulsa àqueles que se apresentam a comer os seus doces do que um pasteleiro com pele anormal ou pelos compridos, que poderiam ter passado do seu corpo para as suas criações.
E, em terceiro lugar, deve ter seguido estudos de arquitetura. É que sem um autêntico entendimento dos pesos e das resistências será incapaz de produzir confecções que se mantenham de pé e que não estejam sujeitas a dar de si ou mesmo desmoronar-se totalmente.
Deste modo, segundo Leonardo Da Vinci, parece que não escolhi mal! Vamos ver como me saio!
Novembro de 2012, Carlos Sousa
Nuvem Cake Design - Quem somos e o que queremos| Carlos Sousa e Sónia Lamela, somos um casal de arquitectos apaixonados pela arte do cake design.
Assim, pretendemos que a  Nuvem personalize os seus doces e as suas festas, desde o bolo, aos cupcakes, cakepops, macarons, bolachas, mini-bolos,... até aos convites, lembranças, decoração... projectando numa linguagem depurada e contemporânea todo o tipo de festas e eventos.

Nuvem Cake Design - donde vimos e para onde vamos| A Nuvem nasceu de uma brincadeira de amigos, que perante os bolos que fazíamos para os nossos dois filhos e família nos questionavam por que não fazer para fora, pois, segundo eles, haveria muitas pessoas interessadas neste produto.
Em Novembro de 2012, tendo em conta a dificuldade em conseguir trabalho na área de Arquitectura no mercado nacional, resolvemos enveredar por outro caminho. Assim começaram as experiências, com os nossos familiares e amigos por cobaias, do que nada se importavam!
Nesta nova era, não há mesmo melhor publicidade do que o boca a boca, bem como de email a email, pois rapidamente um álbum com fotos das nossas criações começou a circular, surgindo as primeiras encomendas.
Em meio ano de existência, a Nuvem percorreu um já longo caminho, que só se tornou possível pelo apoio prestado por muitos velhos e novos amigos, pelos que nos entregaram os seus projectos, por um gosto desmesurado pelo trabalho que desenvolvemos, pelas felizes parcerias criadas e, claro, pelo grande apoio familiar!
Tudo tem vindo a ser feito de forma gradual e calma – primeiro, os doces, mais recentemente a linha gráfica e a decoração.
É nossa intenção palmilhar o Caminho do futuro com toda a disponibilidade, atenção e personalização dos projectos propostos, aprimorando-nos cada vez mais, para sermos uma mais-valia na arte do Cake Design e na decoração de eventos.

Para encomendar
https://www.facebook.com/nuvemcakedesign
Carlos Sousa 933 565 724







© Fotografias: Nuvem Cake Design

Recomendo vivamente...

Ah! Não deixem de visitar a página de facebook da Nuvem Cake Design
AQUI

BREVES DESABAFOS| Recordar...

Em contexto profissional conheci a M. (que tem um lindo sotaque brasileiro). Perguntei-lhe: “A M. está em Portugal há quanto tempo?”, ela respondeu: “Há muitos anos. Aliás, tenho mais anos de Portugal do que de Brasil. Sou filha de emigrantes portugueses.”, continuou: “Vou contar-lhe uma coisa: o meu marido tinha muita consideração pela sua mãe, tinha um grande carinho por ela. Deve conhecer... é o R. , foi colega da sua mãe no Tribunal de Monção...". Fiquei emocionada... A forma ternurenta e lisonjeia como se referiu à minha mãe deixou-me tão feliz, tão orgulhosa, tão vaidosa enquanto filha… Realmente, existimos enquanto formos recordados. Aquilo que fazemos em vida perpétua, ou não, a nossa existência (para o bem e para o mal, é certo).

Isso conforta-me.

O QUE DIZEM OS ESTUDOS| Consequências dos regimes alimentares ricos em gorduras e pobres em hidratos de carbono...

Regimes alimentares ricos em gordura e pobres em hidratos de carbono prometem a perda de peso mas levam a consequências negativas na função cognitiva e cardíaca. Segundo o estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, após esta dieta, testes cognitivos mostraram uma diminuição na atenção e velocidade e perturbações de humor. Do ponto de vista do coração, verificou se a diminuição da molécula fosfocreatina, necessária ao bom funcionamento cardíaco.

CURIOSIDADES SOBRE GATOS| Os Olhos


© Fotografia: Butterflies & Hurricanes| O Gui

  • Os gatos são os mamíferos com os olhos maiores, proporcionalmente ao tamanho do corpo. 
  • Os gatos foram sempre conhecidos pela grande capacidade visual mas qualquer coisa num raio inferior a 15 cm torna-se muito desfocada. 
  • Os gatos vêm melhor à noite, quando comparados com os humanos porque apenas precisam de 1/6 da luz que o Homem precisa. Mas para conseguir ver com pouca luz, ele prescindiu de conseguir ver os pequenos detalhes, vêm-nos desfocados. 
  • Por serem muito sensíveis à luz, os seus olhos adquiriram pupilas verticais que quando estão totalmente aberta, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila humana. 
  • Ao fundo dos olhos, os gatos possuem uma camada de células designadas de “tapetum lucidum” que servem para que após a absorção da luz, esta seja refletida através dessas mesmas células de volta para a retina fazendo com que os recetores que não tenham captado a luz, o possam fazer agora. Assim, a capacidade dos recetores da retina é amplificada em 40%. Podemos então dizer que os gatos vêm bem no escuro porque os seus olhos refletem a luz, funcionando como pequenos faróis!
  • Ainda que alguns estudos defendam que os gatos sejam daltónicos, outros vêm afirmar que os gatos conseguem distinguir nitidamente o amarelo, o verde e o azul. 

BREVES DESABAFOS| Sou forte, muito forte...

Não, não sou sensível demais, nem frágil demais, nem fraca demais. Já ninguém me engana a este respeito. Sou forte, muito forte, sou forte porque choro, porque me vou abaixo, porque tenho dúvidas, porque tenho medos, porque me silencio, porque me isolo, porque quero entender, porque pergunto, porque luto, porque penso, porque me levanto... e porque nunca desisto.

DE QUE COR SÃO FEITOS OS MEUS DIAS? #1| momentos azuis...

© Fotografia: Butterflies & Hurricanes

FRUTOS DA ÉPOCA, quem resiste?!


© Fotografia: Butterflies & Hurricanes

PENSAMENTOS SOLTOS| A razão da felicidade

São as relações de afeto/amor (entre amigos, entre pais e filhos, entre namorados, entre marido e mulher, entre irmãos,...) que alimentam a chama da vida.
Cada um de nós reconhece-se quando é reconhecido, ama-se na medida em que é amado, valoriza-se enquanto se sente valorizado. E assim aprende a reconhecer, amar e admirar.
Aquilo que faz de nós seres transcendentes é a nossa capacidade de amar. E saber amar e partilhar é a razão da felicidade.

BREVES DESABAFOS| O Rio

© Fotografia: Butterflies & Hurricanes

Desde muito novinha que é com ele que encontro a serenidade. Quando experiencio, durante algum tempo, emoções negativas é porque não estou com os meus pensamentos “devidamente alinhados”!
Não posso ser útil às outras pessoas, ou melhor, não tenho condições para partilhar com elas soluções positivas, quando estou a sentir emoções confusas e/ou negativas. Assim, só crio “ciclos viciados”! na negatividade e cultivo ainda mais a minha negatividade.
Tenho de me sentar ao pé dele e pacientemente encontrar respostas serenas, organizar ideias, pensar positivamente. Em termos mais psicológicos!...falar com o meu eu mais profundo.
Na minha adolescência, quando chegava a casa, depois de ter ido para o rio, a minha mãe perguntava “Então?” se eu respondesse “Nada…”, dava-me então uma resposta que não sei se da sua autoria, mas muito engraçada…
“Escrever é bom, pensar é melhor, Inteligência é bom, paciência é melhor”

Hoje fui até ao rio…

CONSELHOS| Sentimento de inveja...

Sim, a inveja parece-me um sentimento muito feio. Mas, é possível transformar esse sentimento negativo em algo positivo. Como? Transformando aquela invejazinha, que volta e meia nos invade, em pura fonte de inspiração…Mas cuidado, o conselho não é copiar ninguém (afinal, onde está a nossa personalidade?). É preciso ousar ser diferente! Temos de encontrar o nosso estilo, o nosso jeito de lidar com a vida, as nossas limitações e as nossas potencialidades.Temos de nos descobrir. Temos de nos aceitar. E voilá...avançar!

Sentimentos pouco nobres habitam todos nós e não há como fugir disso. O importante é o que iremos fazer com eles. E o que eles poderão fazer connosco (se deixarmos).

Mania de me acordar...

© Fotografia: Butterflies & Hurricanes| O Gui

"Os gatos sabem instintivamente o momento exato em que o dono vai acordar... Então eles acordam-nos dez minutos antes..."  
 Jim Davis, o criador do gato Gafield 
(que hoje faz 35 aninhos)

E não é que é verdade? O Gui faz isso todos os dias. À exceção do fim-de-semana, por incrível que pareça!!
Porque é que me acorda? Eu diria que é para brincar um bocadinho, receber miminho... Afinal, passa, em regra, 12 a 13 horas sem ninguém em casa...

ENSINO PROFISSIONAL|etap: oferta formativa 2013.2014

ENSINO PROFISSIONAL

Os Cursos Profissionais são um dos percursos de nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão.

PARA QUEM?
Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para ti se:
  • Concluíste o 9.º ano de escolaridade;
  •  Procuras um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
  • Não queres excluir a hipótese de prosseguires estudos.

QUAL O OBJETIVO?
Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objetivos:
  • Contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
  •  Privilegiam as ofertas formativas e correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
  •  Preparam-te para acederes a formação pós-secundária ou o ensino superior.

COMO ESTÃO ESTRUTURADOS?
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.
O plano curricular inclui três componentes de formação:
  • Sociocultural
  • Científica 
  • Técnica (específica de cada curso e inclui, obrigatoriamente, uma formação em contexto de trabalho/estágio).

O QUE É A PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL?
Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação.

QUAL A CERTIFICAÇÃO?
Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obténs o Ensino Secundário (12.º Ano de Escolaridade) e Certificação Profissional, conferindo o Nível IV de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

PROSSEGUIMENTO ESTUDOS/FORMAÇÃO
A conclusão de um Curso Profissional permite-te o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica ou acesso ao Ensino Superior.

Fonte: Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional

**

ETAP – Escola Profissional


ETAP - Escola Profissional (cuja entidade proprietária é a COOPETAPE, Cooperativa de Ensino, CRL), tem Sede em Caminha e Unidades de Formação em : Viana do CasteloVila Praia de ÂncoraVila Nova de Cerveira e Valença.
Conta já com 23 anos de atividade  e foi uma das escolas pioneiras do ensino profissional no nosso país – a segunda a nível nacional e a primeira na região norte.

Oferta Formativa 2013.2014 

RECEÇÃO
AUDIOVISUAIS
ARTES GRÁFICAS
RESTAURAÇÃO|Restaurante Bar
RESTAURAÇÃO| Cozinha Pastelaria
DESENHO DE ARQUITETURA
FOTOGRAFIA

COMÉRCIO
 INFORMÁTICA DE GESTÃO
MARKETING

















APOIOS E INCENTIVOS
Os alunos que frequentam a ETAP beneficiam dos seguintes apoios e incentivos:
  • Bolsas de Material de Estudo *
  • Subsídio de Alimentação*
  • Subsídio de Transporte ou Alojamento*
  • Visitas de Estudo nacionais e ao estrangeiro
  • Seguro Escolar
  • Isenção de propinas
  • Estágios nacionais e no estrangeiro
Nas condições estabelecidas pela legislação nacional e comunitária aplicável.


PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTAR: 
Serviço de Orientação Escolar e Profissional: 961372759 ou lilianafernandes@etap.pt
ou

Frase do dia: "Vou dormir, mas... o comando fica comigo!"

Fotografia: Butterflies & Hurricanes| O Gui


CURIOSIDADE: Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo, 50% em sono leve e apenas 35% no estado acordado. Contudo, passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer outra espécie.

Frase do Dia: "Lisboa linda do meu bairro antigo...dá-me o teu bracinho e vem bailar comigo!"

Fotografia: Butterflies & Hurricanes
@ Castelo de São Jorge| Lisboa
Cá vai a marcha, mais o meu par
Se eu não o trouxesse, quem o havia de aturar?
(...)
Ó noite de Santo António
Ó Lisboa de encantar
De alcachofras a florir
De foguetes a estoirar
(...)
Lisboa é sempre namoradeira
Tantos derriços que já até fazem fileira
Não digas sim, não me digas não
Amar é destino, cantar é condão
Uma cantiga, uma aguarela
Um cravo aberto debruçado da janela
Lisboa linda do meu bairro antigo
Dá-me o teu bracinho
Vem bailar comigo
--Amália Rodrigues

Como é bom quando as expetativas não são defraudadas!...

Alinhamento TOP| Supremacy; Supermassive Black Hole;Panic Station; Bliss; Resistance; Animals; Knights of Cydonia; Dracula Mountain (Lightning Bolt); Guiding Light; Feeling Good; Follow Me; Madness; Time Is Running Out; New Born; Unintended; Hysteria; Undisclosed Desires; The 2nd Law: Unsustainable; Plug In Baby; Survival; The 2nd Law: Isolated System; Uprising; Starlight...






Momento "Unintended" 
 Fotografias: Butterflies & Hurricanes 
@Oporto| Muse Live

"...Um concerto onde se deu tudo aquilo que era esperado. Um alinhamento desenhado a régua e esquadro, uma invasão de luzes e fogo e todo o entretenimento que se pede a um concerto de estádio. É como dizem os americanos: "there's no business like show business". "
Ler mais: AQUI



Frase do Dia: "Precisamos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados..."


As nossas palavras e ações devem ser sempre temperadas com sal (ou açúcar!) e na medida certa para não ofender, magoar ou causar dor a alguém. Precisamos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, levando em conta os seus sentimentos. Simples!

Ser emocionalmente inteligente...

Inúmeras problemáticas têm por base uma iliteracia emocional; pessoas emocionalmente inteligentes conhecem-se a si, às suas emoções e são capazes de estabelecer relações empáticas com o outro. São capazes de adiar a recompensa, adequando comportamentos a contextos específicos. Esta competência é extrapolada para outras áreas da vida, que vão desde o aumento do rendimento escolar, à diminuição da violência ou mesmo à capacidade de estabelecer relações conjugais e laborais prazerosas.

Goleman (2003) considera que a inteligência emocional é a competência que as pessoas têm para se auto-motivar e fazer face às frustrações, para controlar os seus impulsos adiando o prazer da recompensa, para fazer autorregulação do estado de espírito impedindo que o desânimo controle ou reprima a capacidade de pensar, fomentado ainda o sentimento de empatia e de esperança. Para o autor, há evidências de que o QI não é alterável pelas experiências educacionais ou outras ao longo da vida, enquanto que, as competências a nível emocional são possíveis de ser desenvolvidas e aprimoradas. É neste sentido que considera que a educação deve evoluir no sentido da integração emocional, um educar para as emoções e para as múltiplas inteligências. Assim, há uma maior integração de alunos que são tão distintos entre si, aproveitando e desenvolvendo o melhor das suas capacidades.

Alzina (2000) refere que pode ser complicado ter um pensamento adequado quando se vivenciam determinadas circunstâncias problemáticas. Há que aprender a equilibrar os sentimentos e emoções pessoais para que não se reaja reactivamente e para que não ocorra um comportamento por condicionamento clássico (estímulo-resposta). Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que tem uma atitude positiva perante a vida, sobrevalorizando aspetos positivos sobre os negativos, estabelecendo um equilíbrio entre tolerância e exigência, é alguém que está consciente das limitações próprias e das dos outros. É capaz de reconhecer, controlar e expressar os seus sentimentos e emoções, adequando as suas decisões e comportamentos de forma positiva. Integra a parte cerebral emocional e cognitiva procurando o equilíbrio. É alguém que é capaz de superar adversidades e frustrações, ajustando se necessário objetivos previamente definidos. Cultiva a sua autoestima, a motivação e o interesse pelos outros e pelas várias situações em que convive. Sabe dar e receber e tem capacidade de empatia, sendo capaz de se colocar no lugar do outro.

FONTES
Alzina, R. (2000). Educación y Bienestar. Barcelona: Editorial Práxis, S.A.
Goleman, D. (2003). Inteligência Emocional (12.º ed.). Lisboa: Temas Editoriais


Em Viagem| Roma

Bela, carismática, misteriosa, espiritual, deliciosa, histórica, romântica, fashion, … Assim é Roma. A capital da Itália e a capital de um grande Império no passado…
Vaguear pelas ruas, provar as especialidades gastronómicas, conhecer gente, descobrir a arquitectura, tomar um banho de sol, namorar, e, sobretudo, deixar-se surpreender! 

(...)

Há dias assim...

Dias em que...
Vá para onde for,
Esteja com quem estiver,
Faça o que fizer,
Não consigo...
Não consigo expulsar-te dos meus pensamentos.

Não consigo! 

Simplificando

Fotografia: Butterflies & Hurricanes

Trabalho como gente grande, fico séria, traço objetivos. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu... Escrevo às escondidas, "faço manha", ando de baloiço, vejo desenhos animados, choro quando dói, choro quando não dói, despenteio-me, ando descalça, prego partidas, rio de disparates… - pinto a cara!!!- ... E a verdade é que, nessas horas de recreio, tudo parece bem mais simples! 

P.S.Quando tiverem um problema para resolver, pensem nele como se ainda fossem crianças. Se a solução a que chegarem vos parecer demasiado simples é porque, provavelmente, o é!