Planifique o seu dia de forma saudável!


Planificação diária ideal, segundo artigo publicado no jornal The Sun
Cada segundo que passa é importante, e ajustar a rotina de acordo com as horas do dia pode ser uma maneira de ter um dia saudável. Segue-se a planificação proposta pelo referido artigo:

7h22 - Despertar
Especialistas acreditam que o organismo fica pronto para acordar após sete ou oito horas de sono. No entanto, pesquisas da Universidade de Westminster descobriram que pessoas que despertam entre 5h22 e 7h21 têm uma maior concentração
da hormona humana do stresse – o cortisol, independentemente do horário a que se foram deitar. A situação aumenta o risco de paragens cardíacas.

7h30 – Para quem tiver tempo!!
Faça amor. O corpo produz uma onda de hormonas sexuais e adrenalina para a pessoa começar bem o dia.

8h10 – Pequeno almoço
A melhor coisa é tomar o café da manhã cerca de uma hora após ter acordado, segundo cientistas Australianos. "O apetite está em alta neste horário", explicou o cientista Brett Harper. Antes disso, o estômago não está pronto para uma correta digestão e absorção dos alimentos.

9h00 – Executar tarefas difíceis
As pessoas estão num estado mais alerta entre a primeira e segunda hora após acordar, segundo pesquisas. Este momento é quando os níveis de setresse e de açúcar no sangue estão mais altos. Por isso, a pessoa tem energia para lidar com situações de dificuldade, de acordo com o professor Simon Folkard, da Universidade de Wales.

10h30 – Pequena pausa
O ideal é estabilizar a queda de energia com um lanche rápido. Comer várias vezes ao dia ajuda o corpo a funcionar de forma mais eficiente do que se concentrar a alimentação em apenas três refeições diárias.

13h30 - Almoço
Os processos de digestão funcionam a todo vapor neste horário, segundo a nutricionista do Hospital St Geroge em Londres, Cath Collins.

14h16 – Coffee/Tea Time
De acordo com uma pesquisa feita pelo fabricante de chá Typhoo, neste horário, o corpo perde a energia. Todos os 2 mil entrevistados disseram ter falta de entusiasmo para qualquer tarefa neste momento. Apenas a esta hora do dia, a cafeína é indicada em doses adequadas.

16h00 – Lanche
Para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e evitar comidas em exagero no início da noite, tome um iogurte às 16h. "Escolha iogurtes com baixos índices de gordura", aconselhou a nutricionista Clare Stanbull.

17h00 – Ginasticar :) (porque faz bem ao corpo e à mente!)
Hora do exercício físico. Pesquisas na Califórnia descobriram que a hora melhor para a coordenação é às 17h00. Neste horário, a hormona do setresse - que pode danificar o sistema imunológico – encontra-se em níveis mais baixos.

19h00 – Tome uma taça de vinho
Se aprecia/gosta de tomar uma ou duas taças de vinho, este é o momento. Mas não exagere, apenas deguste. Várias funções do organismo funcionam em ritmo mais lento ao final do dia e o álcool ajuda a relaxar ainda mais.

19h30 – Jantar/refeição leve
Comer carboidratos e comidas gordurosas à noite provocam elevação dos níveis de açúcar no sangue e sobrecarrega o sistema digestivo, o que afeta a qualidade do sono. Prefira vegetais e saladas para o jantar.

22h00 – Um banho bem quente!
A temperatura do corpo precisa estar em ordem para uma boa noite de sono. Um banho quente relaxa o corpo e ajuda a pessoa a adormecer. Não leia, assista televisão ou coma na cama para ter uma noite tranquila. O professor da Universidade de Loughborough, Jim Horne, disse que o hábito irá maximizar a produção de melatonina durante as horas de escuridão e combater os radicais livres.

Concluo que ando com os horários um pouco trocados! Quanto aos hábitos saudáveis... não andam muito longe :)
E VOCÊS?!

1 comentário:

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.