FRASE DO DIA| Para quê tanto individualismo? ... mais cooperação, por favor!

Conhecem a história dos três ratinhos do campo?

Certa vez, andavam três pequenos ratos a correr por entre campos todos atarefados a preparar os mantimentos para o Inverno.
O primeiro rato andava atarefadíssimo em busca de provisões, acartando todo o tipo de grãos e sementes para a toca.O segundo rato andava à procura de coisas que o mantivessem quente, e levou muitas palhas e materiais fofinhos para a toca.E o terceiro rato? Continuava a andar nos campos de um lado para o outro a olhar para o céu, depois para a terra e depois deitava-se para descansar um pouco (simpatizo com esta criaturinha!!). Os seus dois companheiros diligentes criticaram-no dizendo: "És tão preguiçoso, não te prepares para o Inverno, vamos lá ver como é que depois te vais arranjar!"
O terceiro rato não fez qualquer tentativa de se explicar.
Mais tarde, quando o Inverno chegou, os três ratos do campo esconderam-se na pequena toca apertada. Não tinham falta de alimentos e dispunham de tudo o que precisavam para se manterem quentes, mas não tinham nada com que se entreter ao longo de todo o dia. Gradualmente, o tédio foi-se instalando, e não faziam ideia de como passar o tempo.
Assim, o terceiro rato começou a contar histórias aos outros dois: acerca de uma criança que uma vez, numa tarde de Outono, tinha encontrado nos limites do campo e do que a viu fazer, acerca de um homem que viu junto ao lago numa manhã de Outono e do que ele estava a fazer. Contou-lhes conversas que tinha tido e falou-lhes de uma canção que tinha ouvido um pássaro cantar...
Foi só então que os seus dois companheiros perceberam que este rato do campo tinha andado a "arrecadar luz do sol" para os ajudar a passar o Inverno.

MURAL DA HISTÓRIA: a cooperação permite: maximizar os talentos de cada um; trocas enriquecedoras de de experiências e papeis, maximizar a criatividade e produtividade; novas abordagens e soluções para velhos problemas; maior responsabilização individual; gosto pelas tarefas a desenvolver e maior motivação nas metas a atingir.

A vida é um encadeamento de relações. Nada existe por si só, tudo é interdependente.
Para quê tanto individualismo? Mais cooperação, por favor!


© Ilustração Mafalda Gomes| Texto Liliana Fernandes, in Agenda Heratless

Pode Encomendar AQUI 

OU
Pontos de Venda
Livraria Ler Devagar LX Factory - Lisboa
Objectos Misturados - Viana do Castelo
Livraria Bulhosa - Centros Comercial Cascais Villa - Cascais
Livraria/Papelaria Raulida - Monção
Livraria/Papelaria Girassol - Valença
Loja-Kali's - Tires
Galeria Dama Aflita - Rua da Picaria, n.º 84.
Ó! Galeria - Centro Comercial Miguel Bombarda
Bagus.loja -  Rua da Picaria, n.º40.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.