A VIAGEM DA AMIZADE| Biarritz (2)

Biarritz tem a máxima "J'ai pour moi les vents, les astres et la mer." Que é como quem diz: eu (Biarritz) sou o "átrio" de muitas histórias, mistérios e aventuras...
 A NOSSA ESCOLHA: Plage do Port Vieux – praia com formato peculiar, formada por uma estreita faixa de areia e cercada por uma elegante arcada pintada de branco (que não dá para ver na fotografia)... fica protegida do vento e a água é uma delícia.
 Eternizam-se sentimentos na Ponte de Atalaye.
  A ROCHA MAIS FAMOSA DA CIDADE: Rocher de la Vierge. Acessível pela ponte Atalaye (datada de 1887), ponte estreita metálica atribuída a Gustave Eiffel. Uma estátua branca da virgem Maria coroa a pedra. A estátua da Virgem foi colocada ali em sinal de gratidão: baleeiros de Biarritz escaparam da morte num naufrágio perto da costa ao seguir uma luz ofuscante e inexplicável..

 Vista da Pointe Atalaye.
 Em primeiro plano parte da Plage do Port Vieux e em segundo plano, para lá do casarão, a Plage Côte des Basques.
 Plage Côte des basques.

 Villa Belza: esta construção, erguida sobre rochedos à beira mar, tornou-se um dos principais ícones da cidade. Conta-se que a história deste castelinho teve início em 1832, seguindo o projeto do arquiteto Alphonse Bertrand. Por ter sido erguido junto ao local conhecido como “Pont du Diable” e pelo seu nome (‘Belza’ significa negro em basco) o solar adquiriu fama de mal assombrado e, até hoje, muitas lendas são contadas sobre o casarão.
 A imperatriz Eugènie de Montijo (mulher de Napoleão III) deixou mais uma marca da sua passagem por Biarritz: Église de Saint-Eugènie. Esta Igreja, mandada construir para ela, exibe uma arquitetura neo-gótica...
 Miremont Criada a 17 de Fevereiro de 1872 por Etiene Singher, um jovem pasteleiro de St. Moritz. 

Um charme e...um atentado à linha de qualquer um/a!!

 Petit déjeuner Miremont 

As "Pão de Forma" (que eu tanto adoro) um símbolo em Biarritz ... 
 Gare du Midi – antiga estação de comboio convertida em Palais de Festivals que acolhe diversos tipos de espetáculos. Durante o mês de setembro acolhe o evento: Le Temps d'aimer la danse
 @ Place Clemenceau
O evento "Le Temps d'aimer la danse" pelas ruas de Biarritz 
 Uma livraria linda, tenho muita pena de não ter registado o nome. Reparamos que em vários livros se encontravam, originalmente, em pequenas folhas presas por clips aos livros, as opiniões/críticas dos leitores em relação aos mesmos. 
 Comboio turístico
Para além das cópias ficarem sempre aquém dos originais, sempre fui da opinião que os "macaquinhos de imitação" fazem figuras um pouco ridículas!!!

© Fotografias: Liliana Fernandes| Butterflies & Hurricanes